domingo, 1 de setembro de 2024

Dicas - BH - Minas Gerais

Olá viajante. Se você chegou até aqui, é porque está procurando dicas de BH certo? 

Bom eu me chamo Carol Brunel, moro em Santa Catarina e vou compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência.

Primeiro de tudo, não tem voo direto de Florianópolis para BH, então vai ser voo com escala. Eu voei pela LATAM com escala em CONGONHAS e foi tudo ok. Se você tiver pontos LATAM (ou for do clube LATAM PASS) custa em torno de 20 mil pontos ida e volta.

Como o voo é com escala, você já sabe que não vai dar para fazer muita coisa no primeiro dia, pois provavelmente vai sair de manhã e vai chegar no fim do dia lá. Mas dá para encarar um barzinho a noite.

HOSPEDAGEM

O ideal é você se hospedar nos bairros mais tranquilos: SAVASSI OU LOURDES.

Ambos são bairros onde você consegue se locomover bem e sem maiores perigos. Os bairros ficam próximos a Praça da Liberdade, onde você pode ir visitar o Palácio da Liberdade (visita gratuita e necessária), o Museu de Minas e Metal (gratuito e incrível), o Museu do Banco do Brasil, a Casa FIAT e outros museus.

Eu fui caminhando e foi super de boas!

Esses também são os bairros com maior concentração de bares. BH é a capital dos bares, a cidade com maior concentração de bares por m²... tem bar para todo tipo e todo gosto. Muitos ficam próximos aos hotéis. Os bares e restaurantes são demais. Pesquisem no booking por hotéis no Savassi e vai ter muita opção.

PS:. os prédios lá não são tão novos, então não esperem hotéis super luxuosos. Mas tem bastante opção boa!

                                                                  Palácio da Liberdade



                                                                   Praça da Liberdade

SEGURANÇA

Eu achei BH tranquila, por ser a 3ª maior cidade do SUDESTE e a 6ª do Brasil, eu esperava mais perigos e ver mais moradores de rua. E tem sim, e é claro que você não vai dar bobeira, ande com a bolsa para frente, cuide do celular, mas tire suas fotos tranquilo. Eu me senti tranquila andando por lá.


                                             Prédio Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer


OURO PRETO E MARIANA

Imperdível o passeio nas cidades históricas de Mariana e Ouro Preto. É literalmente uma aula de história ao vivo. De BH até essas cidades leva em torno de uma hora (1h), você pode alugar um carro ou ir de transfer. Eu preferi ir de Transfer, até porque não conhecia o caminho até essas cidades.

PS: você precisa ser MUITO bom motorista para dirigir nas ruas apertadas de ouro preto. Lembre-se é uma cidade muito antiga, a estrutura das ruas é dos tempos remotos. Realmente é bem apertado. 



Também achei muito bom ir de Transfer, pois a guia Jaqueline além de muito simpática deu uma super aula durante todo o trajeto, contando a história de cada um dos pontos visitados.

O Transfer vai te levar em uma visita nas antigas Minas de Ouro, vai te levar nas principais Igrejas (as mais famosas, pois ao todo são 23 Igrejas históricas) e também vai te levar para um almoço típico. 


                                                                  Mina de Ouro do Jeje

Mariana foi a 1ª capital de Minas, depois passou a ser Ouro Preto até 1897 quando a capital se tornou BH. 

Me senti em um cenário de novela e foi LINDO ver ao vivo tudo aquilo que aprendi nos livros.



Se eu puder dar uma dica extra, caso optem por ir de carro, aconselho pernoitar em Ouro Preto e conhecer um pouco mais.

--> Leve blusa, pois são cidades em região mais serrana e recomendo roupas e tênis confortáveis <-- 


MERCADO CENTRAL EM BH

Por favor, não deixem de visitar o Mercado Público (ou mercado central de BH) é realmente muito incrível, muito incrível mesmo. Se você gosta de queijos, cachaça, cerveja, comida, artesanato, doces... não pode deixar de ir. Inclusive você pode viver um dia bem mineiro lá, comendo pratos típicos e tomando uma gelada nos bares internos do Mercado.


Recomendo roupas e tênis confortável, pois você vai andar muito. Esquece o desfile de moda, você está turistando. Deixe os lookinhos para os barzinhos noturnos (embora os mineiros nem liguem muito para isso, vi muita gente a vontade de tênis nos bares e restaurantes).

INHOTIM

O maior museu de Arte Contemporânea a céu aberto da América Latina, e eu diria, o maior Jardim Botânico que eu já vi. São 140 hectares de área em meio a Mata Atlântica. 


Inhotim fica a 1h30 mais ou menos de BH.

É claro que eu pesquisei e descobri que nas quartas-feiras é o dia gratuito. Então fui nesse dia. Porém eu paguei pelo transporte de BH até lá, foram 120 reais ida e volta. No próprio site do Museu você encontra opções. 

https://www.inhotim.org.br/

Eu paguei também 38,00 reais pelo carrinho de transporte interno (que ajuda nas locomoções entre os pontos de visitação) até porque seria impossível caminhar 140 hectares. 

PS:. não deixe de pagar pelo carrinho, use o mapa para se locomover; tênis e roupas confortáveis e divirta-se!


PAMPULHA

Lagoa da Pampulha, natureza, história e arquitetura no mesmo local. 

Você pode alugar uma Bike ou encarar uns 4km de caminhada (foi o que eu fiz). A lagoa tem um total de 18km, então fica bem cansativo caminhar ela toda. 

--> tem vários pontos de aluguel de Bike - inclusive elétricas <--

É interessante fazer a visita na Pampulha iniciando pela Casa do Baile, projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do JK que na época era Governador de Minas. (Assista a história da casa na parte interna dela).


Ai você vai caminhar para esquerda em direção a Igreja da Pampulha, também projetada pelo Arquiteto, e mais adiante vai encontrar a casa de verão do JK que hoje é um museu, também projeto do Niemeyer. 


No caminho você vai passar pelo Iate Clube da Pampulha, ver casas lindas, avistar o antigo Cassino da Pampulha, tomar água de cocô e se quiser também tem uns restaurantes por ali.



ÉPOCA DO ANO PARA IR A BH

Bom em agosto foi super tranquilo, não estava calor demais, nem frio. Foi super agradável. É uma época mais seca, assim como é em Brasília nessa época, e as épocas de chuva nessas regiões geralmente são mais de outubro a janeiro. 


OUTROS DESTAQUES 

Gente o povo mineiro é MUITO ACOLHEDOR, simpático e divertido. Ao menos a minha experiência foi bem positiva. Comparando com o povo aqui do sul que é mais fechado e frio (para não dizer arrogantes).

A vida noturna em BH é bastante agitada, tem bar 24h, tem bar para todo lado. Eu tomando café às 9h e os mineiros comendo fígado acebolado com jiló (prato típico lá) e tomando cerveja no Mercado Central. 

Quando você chega próximo a BH vai ver muitas comunidades, como no Rio de Janeiro. E quando vai para as visitas nas cidades vizinhas, vai ver como o cenário dos prédios muda; vai perceber que os vilarejos e cidades ainda tem um ar de "antigamente"... uma vida na simplicidade... e que a distribuição de renda lá é realmente bem concentrada  nas mãos de poucos. 


Bão de mais! Uai! Arreda! Trem de tomar os trem!



Viva e conheça a cultura e a diversidade do nosso país!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu não visitei o Mineirão, mas também tem essa opção e aos domingos você também a opção de conhecer a feira Hippie.

Eu também gostaria MUITO de ter ido a Tiradentes, mas essa cidade fica a 3h30 de BH, e o ideal seria pernoitar lá e ficar pelo menos dois dias. Então vai ficar para a próxima ida, pois com certeza quero voltar a Minas Gerais e conhecer mais lugares. 


Por: Carol Brunel - uma apaixonada por história, arte, cultura, diversidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário