quarta-feira, 6 de março de 2024

Tudo precisa de resposta?

Tudo precisa de resposta?

Talvez nem mesmo essa pergunta acima necessite uma resposta. 

Eu acredito que na vida tem coisas que não tem e nunca terão respostas e também não precisam ou merecem uma reação. Não precisamos sempre colocar os "pingos nos is". Sabe aquele lance de que "nem tudo precisa ser dito"? Às vezes ficar em silêncio e deixar o tempo passar é o melhor que temos a fazer. Muitas coisas na vida se resolvem por si só, com o tempo. Tem coisas que naturalmente se encaixam. Sem forçar, sem desespero, sem espernear. Pela simples leveza de SER. 

Tem muita gente que tem essa mania de querer sempre discutir tudo, inclusive nas relações. 

Tudo é motivo para um debate. Tudo é motivo para "estou desconfortável". Meu querido, minha querida... em uma relação inevitavelmente você vai ficar desconfortável e não vai gostar de várias coisas (inúmeras vezes). Se você quiser discutir tudo, no mínimo vai se tornar um chato e vai cansar a outra pessoa com tanta DR. 

Tem coisas que não merecem desgaste. "Ah porque fulano (a) pensa diferente de mim e bla bla bla". Ok! Quem bom, significa que você não está se relacionando com um clone e que tudo bem a pessoa pensar diferente.

A gente muda durante a vida? Muda! Muda de ideia, de opinião, de roupa, de cabelo, de casa. Mudar é a coisa mais certa que a gente sabe sobre a vida. Mas tem que coisas que apenas não vão mudar. São inerentes de nós, da nossa personalidade, temperamento, desejos pessoais. E tá tudo bem, não tem nada de errado nisso. 

Tem um termo Chinês da filosofia Taoísta que diz que "a forma mais adequada de agir é não forçar". É claro que não é em um sentido literal. Não quer dizer não fazer nada, mas sim, fazer de forma natural sem forçar. Ao invés de deixar fluir, queremos sempre forçar as situações, queremos que aconteça, que aconteça logo, que aconteça do jeito que a gente quer... E ai as coisas não fluem em harmonia. 

Esse negócio de conversem sobre tudo é utópico e talvez até induza ao desgaste. Eu fui aprendendo com o tempo, apanhando da vida, quebrando a cara.... Que nem toda briga merece ser discutida (nem mesmo posteriormente). Que nem todo desencontro precisa de várias horas de DR. Que nem todo desconforto vai ter uma resposta imediata. Às vezes, umas horas de silêncio, um abraço, carinho, umas palavras de amor já colocam as coisas nos eixos.

Não adianta ficar remoendo e remoendo toda situação ruim. Foi ruim? Beleza, foi. Só que se você ficar remoendo pensamentos e situações vai ficar patinando sem sair do lugar. Fica lá naquela ruminação mental sempre querendo esclarecer tudo. E isso causa um grande bloqueio de viver completamente algo que lhe traz felicidade e até mesmo de ser feliz com você mesmo.

E olha, eu aprendi isso na prática. Mas vejam bem, eu também tenho pensamentos de situações, lembro de coisas chatas, tenho minhas ansiedades, inseguranças, crises. A diferença é: como reajo a isso e com quem frequência deixo isso dominar minha vida. 

Eu li em um site que ficar remoendo situações causa: "Déficit de atenção, prejuízos na concentração, procrastinação, dificuldade com aprendizado, memória e tarefas, prejuízos na capacidade de se relacionar socialmente, amorosamente e no trabalho".

Acho que a gente pode pegar leve com a gente mesmo. E também pegar leve com as pessoas ao nosso redor. Tem que coisas que são e ponto. Coisas que não vamos conseguir mudar e ponto. Tem "i" que vai ficar sem pingo mesmo e tudo bem. Nem tudo precisa, merece ou TEM uma resposta exata. E tá tudo bem também. Você não precisa levar tudo para uma discussão. Você não precisa querer esclarecer o tempo todo, todas as coisas. 

E quando te dizem "conversem sobre tudo"... na verdade é quase tudo. Porque além de você existe o outro, na sua individualidade, na sua característica, um ser único. Conversem sobre muita coisa, mas não queiram discutir sobre tudo e dar opinião sobre tudo. Respeite o espaço do outro, de pensar e de ser. 

O resto é demagogia e blá blá blá. 

FIM
Carol Brunel


Nenhum comentário:

Postar um comentário