quinta-feira, 14 de março de 2024

Amizade com ex é possível SIM!

 
Lidando bem com o passado.

Como você lida com o seu passado? De que forma você encara o que aconteceu? Você vive magoado com o passado? Com as pessoas? Se culpando pelos seus erros?
 
Noite passada eu tive um sonho lindo sobre coisas do passado. De vez em quando sonho coisas intensas que me remetem a lembranças lindas da minha vida. E apreendi através dos meus sonhos que SIM, é possível estar em paz com aquilo que a gente viveu.
 
Todo mundo tem um passado, uma história, amores, dissabores, paixões... e inclusive amores e paixões mal resolvidos. Todo mundo tem aquela história que poderia ter sido, mas não foi. Todo mundo tem aquele e se? ...escondido. E se eu tivesse ido? E se eu tivesse falado? E se eu tivesse feito diferente? Não sejam hipócritas aqui de dizer que não. Mas a gente sabe, lá no fundo, que tudo tem uma razão de ser. Ao menos eu acredito nisso.
 
E a melhor coisa da vida é poder olhar para o passado com carinho. Respeito pela história que a gente viveu. Respeito pelo caminho que a gente trilhou, dentro das nossas capacidades, dentro dos nossos limites pessoais, dentro daquilo que nos competia... (não é fácil e eu às vezes tenho gatilhos ruins)
 
Vou escrever durante esse texto sobre uma coisa que talvez alguns “leitores” não gostem. Eu já vivi algumas relações desde que comecei a me relacionar aos 17 anos de idade (tenho 40 hoje). E acho que todas as relações foram importantes para o meu crescimento. Cada uma teve sua particularidade, algumas foram tóxicas, outras não. Algumas foram incríveis, porém terminaram porque não faziam mais sentido. Pois é meus amigos, nem toda relação termina por coisas ruins. Alguns amores apenas viram amizade. Mas muitos de vocês não estão preparados para essa conversa.
 
“Eu sou amigo do meu ex, da minha ex”... Tem gente que lê essa frase e entra em surto. Como tu pode ser amigo de um ex, de uma ex? Gente eu tenho vários amigos e amigas que são amigos dos seus ex. Que conseguem manter uma relação de civilidade e respeito pela história vivida. Eu até entendo que algumas histórias são trágicas, ruins, e que alguns afastamentos são estritamente necessários. Ninguém aqui está generalizando um: “seja amigo dos seus ex”. Não é uma pregação!
 
E mesmo não querendo manter contato, ainda assim você pode estar em paz sem fica levando todas as “tralhas” do seu passado por ai (mas isso é assunto para outro texto).
 
... De algumas pessoas que me relacionei eu levo lembranças BOAS e bonitas. Algumas preferiram se afastar totalmente (por um tempo ou para sempre) ...  e outras não. E eu sou tão grata e feliz por conseguir manter uma amizade com algumas das pessoas que me relacionei.
 
Sabe... é tão PAZ, é tão gentil, é tão bom não carecer sentir ódio, rancor, raiva. É tão bom e MADURO e responsável tratar com consideração alguém que fez parte da sua vida por um bom tempo, que participou da sua história, mas que por razões pontuais passaram a ser mais como alguém da família, um sentimento fraternal.
 
Claro que ficar amigo de ex por motivos ruins, abusivos, tóxicos, interesses (sejam eles quais forem) não é legal. Especialmente se for por dependência emocional. Agora se vocês têm os sentimentos e as vidas bem resolvidas, e querem manter uma amizade, não vejo problema nenhum. Muito pelo contrário, vejo benefícios. Poder ter uma conversa esclarecedora e leve. Poder seguir os caminhos torcendo um pelo outro. Cara isso é muito evoluído. (É eu sei, vocês estão torcendo o nariz)
 
Acho que o mundo seria muito melhor se as pessoas soubessem lidar com essas coisas de forma adulta e madura. Sem birra de criança, sem drama. E gente ninguém está dizendo que não dói separar de alguém, dói é obvio, mas tem dores e separações que são necessárias. Depois aquele sentimento de luto passa. E vida que segue.
 

E conseguir estabelecer uma conversa madura, ética e responsável com alguém que fez diferença na sua vida é algo incrível. E sabe o que é mais massa ainda? Conversar e ouvir a pessoa dizer que está feliz, que conheceu alguém, e ficar feliz pela felicidade daquela pessoa. Conversar e ver que dá para falar sem pensar que o outro está te dando mole, ou achar que existe algo. É apenas como se você estivesse conversando com um (a) velho (a) amigo (a).
 
Amizade com ex é possível SIM! Só que nem todo mundo está preparado para essa conversa. (Principalmente quem é tóxico)

Faça as pazes com o seu passado. Se der para manter uma amizade, um coleguismo... você vai ver como é bom. Se não der por um tempo. OK. Se não der nunca. Ok também. O importante é você seguir sem magoas e dores.
 
Lembre-se do passado com carinho. E seja feliz no presente!!
 
 
FIM
Carol Brunel
 
(...mais uma vez que fique claro que não estou colocando nesse pacote relacionamentos abusivos, tóxicos, dolorosos, atordoados... TEM HISTÓRIAS QUE MERECEM SER APAGADAS PARA SEMPRE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário