terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

É melhor estar em paz do que ter razão!

É isso...
...às vezes é melhor estar em paz do que ter razão. Muitas vezes a gente fica nessa briga de EGOS, com os outros e com a gente mesmo. Querendo provar tudo a todo custo. Querendo estar certo sempre. Querendo apontar culpas e culpados. Buscar respostas que não existem. Nem tudo tem resposta. Tem coisas que simplesmente são.

E não... não vale a pena ter provar tudo o tempo todo.

Estava lendo um texto que dizia que "não justificar nossos atos parece sempre uma postura egocêntrica e arrogante". O texto dizia que  isso pode até ser verdade em alguns pontos, mas dependendo da situação, é exatamente o contrário. 

Eu conheci várias pessoas ao longo da vida que justificavam suas atitudes o tempo todo, e a maioria delas acabava sendo chata. Ninguém precisa justificar tudo o tempo todo. Provar coisas o tempo todo. 

Às vezes o pouco diz muito. Muitas respostas surgem com o tempo. Nem tudo é o que parece. Nem tudo o que parece é. Nem tudo o que a nossa mente produz é verdade. E por ai vai... 

Poderia ficar aqui escrevendo muitas linhas sobre isso tudo. Mas em resumo é: muitas vezes estamos perdidos, não temos respostas, não sabemos direito qual caminho seguir. E somos cobrados a dar respostas que se quer temos...

"David William, psicólogo, considera, depois de diversos estudos sociais, que não devemos nem somos obrigados a dar explicações e a nos justificar, embora sejamos muitos os que receberam uma educação na qual não se justificar pode fazer com que sintamos que falhamos". 

Inclusive deixo aqui o texto completo para quem tiver interesse, vale a pena a leitura:
https://amenteemaravilhosa.com.br/6-coisas-pelas-quais-nao-nos-justificar/ 

Hoje fui breve, era só um pensamento que me ocorreu. 

Fim
Carol Brunel





Nenhum comentário:

Postar um comentário