quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A gente é a soma das nossas decisões!

Eu li outro dia em algum lugar que “a gente é a soma das nossas decisões”... Era um texto da Martha Medeiros que falava de como hoje temos dificuldade em tomar decisões diante de milhares de opções que temos na vida.

Tem uma parte do texto (o qual compartilho o link abaixo) que diz: “A vida padronizada podia ser menos estimulante, mas oferecia mais segurança, era fácil “acertar” e se sentir um adulto. Já a expansão de ofertas tornou tudo mais empolgante, só que incentivou a infantilização: sem saber ao certo o que é melhor para si, surgiu o medo de crescer”. 

E foi então que paramos no tempo. Ficamos presos aos nossos medos. Ao medo de errar. Ao medo de ser feliz. Ao medo de abandonar o que já não cabe mais. Ao medo de abrir o coração. Ao medo de abrir mão. Ao medo de ser humilde. Ao medo de dizer “me desculpa”, “eu te amo”. Ao medo de ir, ao medo de ficar. As nossas indecisões e incertezas.

Mas como diria a Cora (Coralina) “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”...

... A gente precisa descer do muro, se posicionar e dizer para si mesmo: “eu vou ser feliz”.

E a escolha é apenas essa: SER FELIZ! Ser feliz apesar dos pesares. Ser feliz apesar das dificuldades, das barreiras, dos medos. Ser feliz sem culpas, sem frustrações.

....... esse tempo todo eu me culpei de tanta coisa, me torturei e me maltratei. Pedindo desculpas de erros que eu não cometi. Me culpando das minhas atitudes muitas vezes justificáveis. Tantas vezes passei os dias achando que era sempre culpa minha, que tudo era culpa minha. Que eu não era uma pessoa bacana. Que eu não devia ter feito isso ou aquilo... 

Mas eu acordei e vi que eu sou uma pessoa muito muito legal. Que eu tenho me esforçado todos os dias para ser o melhor que posso ser. Que apesar dos erros que eu já cometi na vida, eu já fiz minha parte para corrigir muitas coisas. Que eu tenho um coração bom e cheio de amor. Que eu sou atenciosa, carinhosa, parceira.

Eu acordei e vi que ser sensível não é defeito. Que ser carinhosa não é defeito. Que gostar de companhia não é defeito. Que dar amor não é defeito. Que ser prestativa e ajudar as pessoas não é defeito. Que zelar pelas pessoas não é defeito. Que estar disponível não é defeito. Que não gostar disso ou daquilo não é defeito.

Defeito é achar que tudo isso é defeito... E azar é de quem não vê assim!

Hoje eu acordei e passei a me orgulhar dessas qualidades. Parei de ver minhas qualidades como erros... e parei de mergulhar no abismo dos outros, só por que algumas pessoas me diziam "você está errada". Pessoas que ainda não evoluíram ao ponto de perceber que para ser feliz não precisamos de desculpas e sim de vontades. Pessoas que em grande parte das vezes são frustradas e precisam viver de autoafirmação para se sentir melhores. 

Hoje eu acordei e decidi me libertar. Me libertar dessas culpas, das desculpas, desses pensamentos que me atormentam. Acordei e decidi que quero sorrisos e abraços. Acordei e decidi que não vou mais me importar com quem não quer enxergar o que todo mundo viu... 

Por que eu sei para onde eu vou! E sei o que eu quero!

E como diria Tati Bernardi “cansei dessa gente que manda ter mais calma. E me diz que sempre tem outro dia. E me diz que eu não posso esperar nada de ninguém. E me diz que eu preciso de uma camisa de força. Se você puder sofrer comigo a loucura que é estar vivo, se você puder passar a noite em claro comigo de tanta vontade de viver esse dia sem esperar o outro, se você puder esquecer a camisa de força e me enroscar no seu corpo para que duas forças loucas tragam algum equilíbrio. Se você puder ser alguém de quem se espera algo, afinal, é uma grande mentira viver sozinho”.... Se você for esse alguém... E se quiser.... Me acompanhe!

Apesar de tudo! Apesar das dores, dos tombos, das angústias. Apesar de qualquer coisa... A minha máxima é o amor!

E é o que eu vou fazer até o fim dos meus dias....
Amar!!!!... quando tiver que amar. Sem medo! Sem desculpas! Restrições! Fórmulas mágicas ou manuais de instrução.

E quem quiser... me dê a mão! Eu estou aqui... ainda estou aqui...

FIM!

Carol Brunel


http://avaranda.blogspot.com.br/2011/09/martha-medeiros-o-medo-de-errar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário