terça-feira, 23 de março de 2010

TEMPO DE VIVER

Se eu pudesse um dia, deixar uma mensagem ao mundo, eu diria apenas: Vivam!

Sim! Vivam! Mas, vivam intensamente cada dia como se fosse o último.

Por que realmente, não sabemos quando tudo vai acabar.

Amanha pode ser tarde demais para viver.

E quando ficarem tristes, desanimados, deprimidos achando que suas vidas são as ‘piores’, lembrem-se das pessoas que talvez nesse momento, estão em hospitais com câncer, ou outra doença grave, a beira da morte, esperando e querendo apenas uma chance para viver. Apenas uma chance para fazerem aquelas coisas simples que faziam antes de ficarem doentes. Desejando um pouco mais de vida.

Chance essa que nós temos!

Imagine agora, se você não pudesse mais fazer tudo que gosta? Eu imagino... Se eu não pudesse mais ouvir música, conversar com as pessoas, caminhar, tocar violão, ficar de bobeira no final da tarde, sair com os amigos, rir, entre outras pequenas coisas que me dão prazer. E é triste pensar nisso...

Todos nós sabemos que a vida não é fácil e que não existe vida sem sofrimento, nem caminho sem dor. E sofrimento não se compara, por que todos já sofremos de alguma forma. Cada um sabe da sua dor. Mas, o que temos em comum é que todos nós podemos superar o sofrimento, dar volta por cima, levantar e seguir adiante. Por que se algo deu errado, é por que com certeza ainda tínhamos que aprender algumas coisas, e por que Deus guarda algo melhor para nós. Ninguém passa na vida da gente sem deixar um ensinamento, seja na dor ou na alegria. Por isso eu digo que toda experiência é válida.

Pode ser que em momentos de muita tristeza a gente não consiga ver desse jeito. Por que quando sonhamos com um final feliz e a vida muda todo o rumo da história, mesmo sabendo que vai passar, ficamos “cegos” achando que nunca mais vamos voltar a ser felizes. Que nunca mais vamos encontrar alguém legal para namorar, que nunca mais vamos amar. E não é verdade. A vida sempre nos dá novas chances.

Como diz aquele velho ditado quando uma porta se fecha, outra se abre. O problema é que às vezes estamos tão atentos à porta que se fechou que nem percebemos a nova porta que se abriu.

E foi vivendo que eu aprendi que mesmo que não tenhamos felicidade plena, o importante é saber viver bem e aproveitar os momentos tentando torná-los ainda melhores. Afinal, nem sei se existe felicidade plena, se existisse talvez não tivéssemos momentos de melancolia, tristeza e decepções. Mas, podemos encontrar felicidade em coisas simples.

Vivendo eu aprendi que o medo de tentar, nos impede de sentir, de experimentar, de viver. Vivendo eu descobri que a vida está em cada fração de segundo, em cada pedacinho do caminho que seguimos. E são esses os motivos que me levam a acreditar na vida e no amor.

Por que vivendo eu descobri que quando eu queria “fugir” dos meus problemas eu não resolvia nada. Que não adiantava eu querer sumir do mundo, por que o sofrimento e a dor iriam comigo aonde eu fosse. A partir de então eu passei a encarar tudo que vinha e parei de me esquivar da dor e de fugir dos meus problemas.

Outro dia li uma frase que dizia: “conheço pessoas tão pobres, mas tão pobres que só têm dinheiro”.

Realmente existem tantas pessoas com um “guarda-roupa” cheio e uma vida vazia. São pessoas cheias de bens materiais e vazias de conteúdo. Gente que tem tudo e ainda assim se queixa da vida e arruma mil motivos pra não estar bem. Pessoas infelizes vivendo atrás de aparências. Enquanto outras pessoas têm tão pouco e são verdadeiras lições de vida e superação.

Bom, eu não sou noveleira, mas vejam, por exemplo, o caso da Luciana (Alinne Moraes) na novela das 21h, que era uma modelo fútil que só pensava no sucesso e de repente quando se viu incapacitada de caminhar, percebeu que pequenos prazeres, como andar descalça na areia da praia e sentir a água molhando os pés faziam falta. E às vezes é o que acontece na nossa vida, estamos tão habituados com a rotina, que nem mesmo paramos pra observar um pôr-do-sol. E só sentiríamos falta disso e daríamos valor se um dia não pudéssemos mais enxergar.

Então, não importa se você está sozinho agora, o importante é estar bem consigo mesmo. Por que estando bem consigo mesmo você vai conseguir estar aberto para receber as coisas e as pessoas que a vida colocar no seu caminho.

Penso que tudo acontece porque é pra acontecer. E se não foi como você esperou, é porque não era pra ser. E a partir do momento que você aprende a aceitar os acontecimentos, buscando forças para superar e buscando sempre o equilíbrio, aquilo tudo que parece tão difícil se torna mais “simples”. Pena é que só vemos isso depois que passa.

Acho que a vida pode ser menos complicada se a gente conseguir extrair de cada momento um aprendizado. Complicar menos e viver mais!

Estamos começando mais uma semana e dessa vez eu quis trazer essa idéia de que devemos viver plenamente os momentos ao invés de esperar pela felicidade plena.

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. Há um tempo em que temos que aprender a ter coragem! Parar de se esquivar da vida e buscar atalhos. E sim, seguir adiante mesmo que o caminho seja cheio de pedras. Há um tempo... em que é preciso viver! Parar de correr dos pingos de chuva, por achar que assim você vai se molhar menos.

Há um tempo... E esse tempo é o hoje!”




TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA!

Beijos

Carol

2 comentários:

  1. Muitooo bom o texto... vc escreve mto bem!!!!
    Ameiii o Blog

    ResponderExcluir
  2. De fato, de pessoas cheias de dinheiro e SÓ o mundo está cheio. É bom ler textos otimistas assim, até porque eu também penso desse jeito. Disseram que faço errado quando penso nos menos favorecidos, nas crianças com câncer em hospitais, por exemplo. Ouvi que "fico feliz com o sofrimento dos outros". Acho que não é bem por aí, e ainda bem que essa pessoa que me disse isso não faz mais parte da minha vida, pois não é capaz de entender. Entendo você que, pensando dessa forma, paramos um pouco, tomamos uma espécie de choque, sabe? É algo como "Uau, olha eu aqui reclamando disso enquanto o outro ali está morrendo!" Então a gente percebe que o que temos pode não ser assim tão grave, e isso nos ajuda a pensar positivo outra vez. Claro que a vida em si jamais poderia ser sem sofrimento... do contrário, não saberíamos comemorar nem as grandes nem as pequenas vitórias.

    :)

    Beijos!

    ResponderExcluir