quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um Texto Menos Rebelde

Menos rebelde, mas não menos polêmico.

Em algum momento da sua vida você já parou e perguntou a si mesmo: “O que estou fazendo da minha vida?”.

Aquela velha dúvida do “será que estou fazendo a coisa certa?”. Mas, o que é certo e o que errado? Se muitas vezes o errado para mim pode ser certo pra você, e o certo para você pode ser errado pra mim.

Uma coisa é certa: Errado é ser infeliz simplesmente para agradar as vontades do “mundo”.

Mas, como disse Renato na canção:

“Todos se afastam quando o mundo está errado, quando o que temos é um catálogo de erros, quando precisamos de carinho, força e cuidado”.

E nessas horas não importa quanto bem você já fez na vida, não importa a pessoa que você é. Não importa nada do que você diz, pois quando você “erra” todos estão ali prontos para julgar e criticar. Quando você não é do jeito que querem que você seja, todos estão prontos para te tratar como o mal do mundo e te crucificar.

Parei de freqüentar as missas e a igreja quando me dei conta da hipocrisia presente nesse meio. Onde as pessoas rezam, pregam e ditam coisas boas e no dia-a-dia são o oposto daquilo que pregam ou escutam dentro das igrejas. Cansei daquelas orações decoradas e daquele roteiro repetido todos os anos a fio.

E enquanto um Sr. chamado de Papa, o qual eu respeito muito, porém não venero, fica dizendo que sexo é pecado, que gays vão pro inferno, que isso e que aquilo é pecado... Dentro das próprias igrejas padres engravidam mulheres, padres cometem pedofilia, padres pecam. E muitas das pessoas que freqüentam as igrejas também fazem coisas ruins. Sem contar os que vão à igreja apenas para encher a boca e dizer que vão a missa todos os domingos.

Pergunto-me: “de que adianta irem todos os domingos na igreja e serem falsos, sujos e vazios no dia-a-dia”. Viverem julgando uns aos outros.

Então eu que acredito em Deus, acredito numa força maior que nos rege e tenho minha fé, pensei: “eu não quero fazer parte disso, dessa hipocrisia”. Essa coisa toda de religiões criadas pelo homem, se Deus é único. Essa coisa toda de regras e coisas que o próprio homem criou lá no passado (e ainda hoje) para tentar impor suas vontades aos demais.

E ai fica todo mundo vivendo com aqueles velhos pensamentos de “isso é certo e isso errado”... “aquilo é bonito e isso é feio”.

Pensamentos medievais! E como eu não aceito esses pensamentos e essas doutrinas todas, algumas vezes bato de frente com as pessoas, inclusive com as pessoas que amo como a família. Por que eu acredito que sou mais que um conjunto de idéias impostas pelos outros.

Bom, acho bonito querer que as pessoas sejam boas, que sejam humildes de coração, que façam o bem. Até por que eu sou contra qualquer tipo de crueldade de mal. Sou contra qualquer tipo de julgamento, pois é muito fácil atirar pedras, difícil é olhar para dentro de si e admitir que você tenha defeitos.

Acho lindo que as pessoas se amem, cuidem uma das outras, levem alegria, levem carinho. E o que enche meus olhos de lágrimas é ver pessoas plantando o amor e levando alegria em lugares onde ninguém quer estar, por exemplo, os doutores da alegria nos hospitais visitando crianças com câncer. Isso sim devia ser doutrinado!

Esses sim, são exemplos que deveriam ser seguidos, ao invés de ficar cuidando da vida alheia, ao invés de ficar julgando os outros, freqüentando igrejas e praticando nada. Impondo regras, onde a única regra deveria ser “fazer o bem”.

A vida da gente é tão insignificante se pararmos pra pensar. Não insignificante no sentido de não valer a pena, mas no sentido de que ela (a vida) pode acabar a qualquer momento, de não sabermos como será o amanha e por isso pouco importa se você é isso ou aquilo, o que importa mesmo é que você ame, tenha fé, viva intensamente e faça o bem.

E pra isso eu não preciso de doutrinas e nem de regras. Apenas preciso de um coração, e tenho um que sabe amar, que gosta de fazer o bem, que tem fé e que vive intensamente.

FIM
Por: Carol Brunel

Um comentário:

  1. Por Berega: gosto do modo que vc descreve as coisas ... anda redigindo bem demais, vai acabar com uma coluna no jornal ! beijinhos

    ResponderExcluir