quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

É Natal

Não sei por que, mas as pessoas ficam tão generosas em época de natal, não acham?

Então eu abro os jornais e vejo os colunistas falando de tempo de perdoar, de sorrir, de unir, abraçar. Abro meu e-mail e vejo minha caixa lotada de e-mails falando de paz, união e amor. É todo mundo querendo ajudar e fazer o bem.
E confraternização pra lá, confraternização pra cá.
As pessoas se abraçando como se fossem irmãos. É tão lindo não? E tão hipócrita!!!
Podem dizer que sou insensível, mas acho cômico ver as pessoas pregando boa moral, paz e harmonia, se não é o que praticam durante o ano todo.
De que adianta ser bom em apenas uma época do ano? Porque não é assim o ano todo? Porque somente o natal é tempo de confraternizar e de perdoar? E de abraçar? E de sorrir? E de se unir? E de ser bom? E os outros 11 meses do ano?
Podem me dizer “aah, mas ao menos em uma época do ano as pessoas são boas”.
Pra mim não adianta. Acho desprezível uma pessoa passar o ano detonando outras e depois no final do ano vir ‘se pagar’ de legal e bom samaritano. Afinal de bons samaritanos o inferno está cheio. E se é pra praticar o bem não importando a quem, então que seja nos 365 dias do ano e não somente nos dias que antecedem o natal.
É como diz aquela famosa musica “Então é natal e o que você fez?”.
Por isso este ano resolvi que não vou participar de amigos secretos. Nada contra quem gosta, eu sempre participava, mas acho que o nome da brincadeira deveria ser fingimento secreto deveria ser o nome real dessa brincadeira. Pois, é muita falsidade ver todo mundo se abraçando e falando “meu amigo secreto é uma pessoa boa, blábláblá” se o que ouço em todos os outros dias do ano são as pessoas falando mal umas das outras.
Tem gente que nem se fala o ano todo (alguns se odeiam) depois quando chega às festas de final de ano, participam do amigo secreto e dizem: “o meu amigo secreto é uma pessoa que eu gosto muito”. Fala sério!! Isso é charlatanice!!
E é assim principalmente em locais de trabalho (na verdade estou me referindo bastante a esse ambiente), onde alguns tentam puxar o tapete do outros e ficam falando da vida alheia o ano todo e quando chega no fim de ano ficam se pagando de bonzinhos.
E que não me digam que na entre familiares também não existe um pouco disso...
E como eu estou cansada dessa hipocrisia toda, vou presentear somente os que importam na minha vida.
Estou fora dessa ‘coisa’ de abraços falsos. Só vai ganhar abraço quem merece, porque eu não vou fazer parte da falsidade toda e ficar abraçando pessoas que não são legais, que são falsas e mau-caráter. Isso sim seria hipocrisia da minha parte.
Não estou generalizando, pois é claro que existem pessoas boas, pessoais legais, amigos de verdade e bons de coração.
Como muitos que estão recebendo esse texto nesse momento... na verdade a maioria!
E então você me pergunta se eu estou fazendo a minha parte? E onde está meu espírito natalino e o perdão?
E eu te digo que estou pelo menos tentando fazer a minha parte, quando me oponho a todo tipo de falsidade, quando me nego a participar da falsidade.
Por que quando eu preciso falar, falo na lata e pronto, na lata e não pelas costas (por isso às vezes entro em conflito com algumas pessoas)... E não preciso perdoar ninguém, pois todos estão perdoados, afinal quem sou eu para julgar alguém? Não sou Deus! Além do mais, perdoar não significa ter que conviver com pessoas más. É apenas perdoar no coração e mostrar que você não está interessado em participar dos julgamentos e das falações da vida alheia. Mostrar-se pacifico.
E assim como eu desejo felicidade e respeito na minha vida. Desejo também aos demais. E isso falo com a maior sinceridade.
Nunca fui capaz de querer o mal de alguém. Mesmo com as pessoas que já entrei em "conflito".

E, diga-se de passagem, eu não fico tentando puxar o tapete de ninguém, nem tentando destruir a vida das pessoas, nem me achando a “senhora sabe tudo”, nem julgando ninguém por suas escolhas e muito menos desejando ou fazendo o mal. Por isso, considero que dentro do possível eu faço a minha parte. Embora eu cometa meus erros também. Quem é que nunca mete os pés pelas mãos?
Acho que esse é o verdadeiro sentido de ser do bem, é errar, admitir que errou, perdir perdão, perdoar de coração e ponto final.
E fazer minha parte é ficar na minha. Cuidar e viver a minha vida, ao invés de cuidar da vida dos outros.

E quando às pessoas aprenderem a cuidar das suas vidas, viverem suas vidas, desejando realmente o bem, mas o bem sem inveja, o bem sem maldade. Praticando esse “bem” em todos os dias do ano, e não apenas em um único mês do ano, dai sim teremos paz e harmonia.
Quando as pessoas aprenderem a respeitar as diferenças, deixarem de julgar os outros e aprenderem que quem faz o bem verdadeiramente, recebe o bem de volta. Então teremos união e paz.
Quando as pessoas entenderem que o amor (não importa de que forma ele seja) não faz mal a ninguém, quando entenderem que a vida será muito mais fácil se complicarmos menos e vivermos mais, sem nos preocuparmos tanto com padrões impostos pelo mundo, daí sim teremos paz e amor.
Enquanto isso não acontece, minha mensagem de natal é:
Abaixo a hipocrisia, abaixo essa historinha toda de ser bom durante apenas um período do ano!
E ai sim um Feliz Natal e um Bom Começo de Ano!

E FIM...

Por: Carol Brunel

Nenhum comentário:

Postar um comentário