Acordei refletindo hoje...
E é engraçado como a mente da gente fica tentando nos sabotar.
...às vezes, a gente faz coisas sem pensar, na hora do impulso e depois imediatamente se arrepende.
Isso vale para tudo.
Nesse mundo, é difícil encontrar pessoas capazes de reconhecer os próprios erros. Gente que carrega o peso das responsabilidades na bagunça que causaram. Gente capaz de sair do palco do "EGO" e assumir que é falho. Gente humilde de coração.
Ainda ontem, durante a noite, eu me culpava por diversos acontecimentos na minha vida... E de fato, eu errei muitas vezes. Tenho culpa de muita coisa mesmo. Mas a diferença entre mim e os outros, é que assumo meus erros. Não vou ficar justificando minhas falhas em cima das atitudes alheias. Eu erro e errei, pois sou real. Não fico fingindo perfeição.
É muito fácil culpar os outros e dizer: "fiz isso porque fulano fez aquilo".... "Ah mas beltrano me fez errar". Difícil é descer do salto e assumir que falhou.
Acho que esse sim é o maior ato de coragem na vida de uma pessoa: admitir que é humano e que tem defeitos. Não porque quer ser perdoado, apenas por ser capaz de reconhecer que foi infeliz em algumas das suas escolhas. Que agiu sem pensar. Que não teve maturidade ou responsabilidade...
Enquanto muitos se escondem atrás de máscaras de "good person" têm aqueles que realmente saem do do cenário de boas aparências, sendo capazes de assumir suas parcelas de culpa.
Enquanto muitos seguem apontando o dedo, têm aqueles que abaixam as armas e terminam a guerra, batendo no peito e admitindo suas imperfeições.
O que não falta nessa 'terra', é gente que está sempre procurando diminuir os esforços dos outros, achando que sempre suas dores são maiores, que seu sofrimento foi maior. A gente nunca sabe o que se passa dentro do coração e da cabeça do outro. A gente nunca sabe as batalhas do outro.
Muitas vezes o outro lado também fez o que estava dentro do seu alcance, naquele momento. Muitas vezes o outro lado também estava lutando e sofrendo, do seu jeito.
É fácil se achar melhor que os outros.
É fácil achar que você está sempre certo.
É fácil achar que você é bom e os outros são maus.
Tem gente má? Tem sim! Muita! Gente idiota tem aos montes.
Mas pior que gente má, é gente que finge que é sempre bom.
Quando uma pessoa se coloca no papel de vítima em todas as situações, eu sempre penso: será mesmo que todo mundo que passou na vida da pessoa era tão ruim assim? Será mesmo que todo mundo era mau? Será que tudo é culpa do outro lado?
Continuaremos errando e acertando, porque se fossemos perfeitos, não estaríamos nessa vida para evoluir. Seguiremos aprendendo. Mas nunca na arrogância de nos acharmos melhores, maiores, superiores aos demais.
Porque assim como eu posso ter bagunçado a vida de alguém, também bagunçaram a minha. Eu também fui do céu ao inferno.
Tem que ser muito FODA para pedir perdão. Para deixar de apontar o dedo. Para descer do palco e parar de esperar aplausos o tempo todo. Para dizer: eu errei com você e por isso estou indo embora agora.
É PRECISO MUITA CORAGEM PARA ASSUMIR AS PRÓPRIAS RESPONSABILIDADES NO CAOS QUE CAUSAMOS.
Na vida do outro e na nossa!
É preciso muita coragem para abaixar a cabeça e dizer: "puta merda, eu te fiz sofrer". Mas enquanto isso, tem gente que prefere bancar o maioral. Afinal ser FODA da boca para fora é fácil.
-------
Fim
Carol Brunel
Nenhum comentário:
Postar um comentário