"Depois da tempestade, vem a bonança".
…Lembro, que quando era criança, ouvia sempre essa frase. Na época eu não entendia muito bem, e sempre achei que 'bonança' tinha relação com algo financeiro. A pessoa ficava rica (imaginação de criança); Depois de adulta, descobri que a bonança tem a ver com calma, calmaria.
Para os marinheiros: "tempo calmo com mar tranquilo".
Ontem à tarde, observei a natureza, escutei o canto dos pássaros, respirei fundo, fechei os olhos... senti aquele momento único e aos poucos fui deixando a paz entrar no meu coração, e percebi: isso é bonança. É poder sentir um pouco de paz de espírito.
Não há tempo ruim que dure para sempre, não há tempestade que não tenha um fim. Todo mundo sabe disso.
Às vezes a vida dói, os dias são pesados, tudo parece estar bagunçado dentro de nós. Às vezes, o mar não está calmo. Não está para navegação.
O que se faz nessa situação? A gente se retira do mar, e espera a tempestade passar.
E assim aos poucos tudo vai se ajeitando, a gente vai ganhando leveza e força. A gente vai se reconhecendo. Afinal, já dizia Roberto Shinyashiki:
"Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores".
Afinal de que adianta remoer o passado?
Sofrer por dores antigas? E se você tivesse feito assim? Talvez mudaria tudo, mas talvez não mudaria nada. Não se pode mudar o que foi vivido.
Só podemos mudar o hoje, só podemos mudar o 'daqui para frente'.
Para trás é imutável. Não vale o desgaste. Ou você faz as pazes com seu passado, ou você vive refém de rancores e mágoas.
Depois da tempestade, a alma vai encontrando repouso nos dias. Quando seu olhar para a vida e para as coisas mudam, tudo muda. Os dias vão ganhando novos contornos. A gente vai aprendendo a viver de outras formas. Preenchendo a vida com outras cores. Buscando um novo sentido. Vamos ganhando uma força, que no fundo, nem sabíamos que existia dentro de nós.
Os julgamentos, olhares tortos, os apontamentos.
Isso já não importa muito. A idade também ajuda muito nisso. Afinal, o que o outro pensa, é problema do outro. É no fundo o que ele carrega dentro de si. Diz muito mais sobre ele.
Cada pessoa tem um sonho. Tem um jeito de ser, uma maneira de viver, de encarar e de conduzir sua vida. Somos distintos. Somos singulares. E essa é a verdadeira magia. Não nos pertencemos, não nos completamos. Somos humanos coexistindo nesse mundo. Nessa vida.
Depois da tempestade, sempre vem a bonança.
A alma se acalma. O coração fica em paz.
O mar fica calmo.
A gente pode enxergar o horizonte, com a certeza que tudo ficará bem.
Fim
Carol Brunel
"Maturidade é viver em paz com aquilo que não podemos mudar"
Nenhum comentário:
Postar um comentário