sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Sobre relacionamentos saudáveis e crenças limitantes...

 ... Fim de tarde... Momentinho de reflexão...

         Por muito tempo eu tive aquela visão distorcida (que muitos de nós temos) de que relações eram complicadas, que o amor era dolorido, que o amor tirava a nossa paz. Essa coisa toda de “ter que suportar” tudo. O amor vai te fazer sofrer. O amor vai doer.

Com o passar dos anos eu fui descobrindo que não! Que tudo isso não passava de uma grande balela da minha mente e da sociedade. O amor não tem que tirar tua paz, não tem que te deixar ansioso, não tem que ser turbulento, não tem que trazer dor, desgastes constantes, dificuldades. O amor tem que ser leve na maioria das vezes. Tem que trazer aquela calmaria de dormir e acordar em paz. Sem cobranças excessivas, sem pressão psicológica, sem sufoco, sem alguém querendo controlar seus passos.

E não... eu não estou dizendo que você vai se relacionar com um CLONE, ou que você vai viver uma relação arco-íris, conto de fadas, sem brigas, sem chatices, sem discordâncias. Não é nada disso! Até porque é humanamente impossível isso.

Mas a maioria de nós acha que é impossível viver uma relação estável, confortável e calma. Porque grande parte das pessoas associou (em algum momento da vida) por influências externas e internas, por aquilo que viram nos filmes, novelas, etc... a ideia de que o amor é difícil e complicado. Que é uma LUTA.

Ficamos querendo sempre que os outros caibam dentro das nossas expectativas. Do nosso universo: “ele tem que ser assim, ela tem que ser assado”. Acontece que as pessoas são diferentes e precisam de coisas diferentes para se sentirem felizes. É simples de entender. Ninguém vai se sentir feliz do mesmo jeito. E ninguém vai ser feliz tendo que caber nas expectativas do outro. Então a gente tem que saber aquilo que a gente quer e gosta. Se alguém não se encaixa nas nossas expectativas? Meia volta e toca o barco! Porque forçar a barra? Querer que o outro mude a qualquer custo e seja aquilo que a gente espera? Não faz sentido!

No fundo somos cheios de crenças limitantes e REGRAS. Regras para tudo. Estava lendo sobre relacionamentos saudáveis e crenças limitantes, e um dos textos falava que muitas das cargas emocionais que nos dificultam são coisas registradas e guardadas da infância. Tipo o arquivo geral da nossa mente.  Dos exemplos que vivemos, das coisas que vimos na infância, e até mesmo de questões que trazemos em nosso DNA (Vovô, Vovó, papai e mamãe talvez não eram tão bons assim...)

 “Todos nós possuímos diversas crenças que nos protegem e nos trazem benefícios em determinadas fases da vida. O problema é que algumas crenças nos trazem consequências negativas ou nos limitam em determinadas áreas da vida”.

 As crenças disfuncionais são aquelas que causam sofrimento físico e/ou mental. São caracterizadas por modos de pensar que te fazem enxergar a realidade com um olhar distorcido, pessimista e autossabotador” (Julio Furlaneto – psicólogo)

 E nada disso que estou escrevendo é só coisa da minha cabeça não, tem diversas pesquisas de terapeutas, e estudiosos que falam sobre isso, basta dar um Google aí que vocês vão ver. Aliás sempre recomendo leituras de terapeutas.

Vemos por ai crenças limitantes e relacionamentos abusivos as pencas. E as duas coisas juntas são desastrosas!

Fato é que a certa altura do campeonato, na vida, você vai querendo cada vez MENOS viver coisas complicadas. Você vai querendo apenas a paz de ser você mesmo. De estar tranquilo. De dormir em paz depois de um dia de trabalho. A solidão é melhor do que qualquer relação que te tire a paz, o sossego, que tolhe a sua característica de ser. A certa altura da vida, você já não tem mais paciência para desgastes inúteis, “mi mi mi”, discussões constantes. Ficar sendo colocado a prova constantemente? Nem pensar! Eu não quero provar nada para ninguém, nem para mim mesma. Nem quero ter que caber em planos que não são meus. O amor se não for para ser leve. Nem tem que ser.

Eu hoje tenho plena certeza do que eu quero e não quero. Lembro que um dia, tempos atrás, eu conversei com o UNIVERSO (ou com Deus, chamem como quiserem) e eu fiz uma promessa a mim mesma de que nunca mais queria viver: relações controladoras (com pessoas controladoras/possessivas), relações limitantes, relações com cobranças excessivas, ameaças, chantagens, dissimulações. Características essas de relacionamentos TÓXICOS E ABUSIVOS. (Dúvidas sobre: vai no Google de novo).

Se não for para ser leve, que não seja! Se não for para viver em paz. Tô fora! Antes só do que mal acompanhada. Antes só do que viver no caos de uma relação que te rouba, te definha, te tira a alegria.

Por isso, minha dica de hoje é: não deixe que ninguém te roube, te limite, te sufoque, te tire do seu lugar. Se tiver que escolher, escolha sempre a SUA PAZ!

 
Fim
Carol Brunel
23/02/2024






Esse texto é interessante e resolvi deixar ele aqui para complementar:

https://www.psicologofurlaneto.com.br/crencas-limitantes-relacionamentos/

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário