sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ei, você ai?



Ei, você ai? É você mesmo........ que está lendo isso aqui. Eu, você, aquele outro lá. Todo mundo. 
Você se acha bom? Você se diz bom? 
Você é do tipo que vive falando sobre ser "do bem", e está sempre julgando os outros? O que você realmente é? O que tanto você esconde? 
Agora se olha no espelho, de verdade, bem no fundo dos olhos.,. E pensa no que anda fazendo, pensa no que anda pensando, pensa no que anda dizendo... E diz com sinceridade... você é realmente bom? Ou será que você se esconde atrás de uma máscara? Você é do tipo que precisa humilhar os outros para se sentir seguro e forte? Você é do tipo que não sabe ceder? 
Será que você deseja o mal das pessoas em pensamento? Ou será que você mente? Será que você condena? Ou será que você usa as pessoas? Será que você tem duas caras? Ou será que você gosta de ofender? Você é mesmo honesto? Ou gosta de sair por ai enchendo a boca para dizer que é? Você gosta de se vangloriar? 
Você já parou para pensar que o que parece ser justo para você pode não ser para o outro? Você já parou para pensar nas seus defeitos ao invés de ficar justificando suas falhas se apoiando no defeito alheio? 
Muitas vezes o nosso auto-conceito pode ser muito contaminado por erros de percepção. A gente se acha certo, justo, legal... mas será que somos mesmo? Temos sido realmente legais? Temos mesmo sido bons? Somos mesmo tudo que a gente diz e acha?
Na psicologia eu li um "lance" sobre vulnerabilidade cognitiva, que dizia ser uma predisposição para fazer construções cognitivas falhas, em outras palavras, a tendência de cometer distorções ao processar informações, com predisposição a transtornos emocionais. 
Um exemplo: é diante de uma situação a pessoa já pensar que vai acontecer o pior. Ou distorcer os fatos a seu favor. Ou inventar justificativas para suas atitudes erradas. Ou ofender o outro para "fingir" para si mesmo que está certo e outro está errado. 
E será que nosso auto-conceito não anda contaminado? Para ai... e pensa um pouquinho!Depois seja honesto, especialmente com você mesmo... e se quiser mesmo se tornar uma pessoa melhor, comece a se observar mais e mudar pequenas atitudes no dia a dia. 
Ai sim, você pode apostar que tudo na sua vida vai dar certo!
FIMCarol Brunel02/09/2016











Nenhum comentário:

Postar um comentário