segunda-feira, 28 de março de 2016

Sinceridade X Falta de Educação


Li isso em um BLOG (desconheço o autor) e resolvi compartilhar,
pois concordo com esse pensamento:



Em várias ocasiões ouvi a afirmação de que a sinceridade machuca, magoa, fere a(s) pessoa(s) que dela é(são) alvo(s) e, de fato, em muitas situações que presenciei isto ocorreu. Percebi, entretanto, algo mais: um grande número de pessoas não sabe o que é ser "sincero" (virtude de ser franco) e, por este motivo, confunde "sinceridade" com "malcriação" (falta de educação). A pessoa que costuma ser grosseira com outra(s) normalmente é vista, por si própria e por várias outras pessoas, como sendo uma pessoa que "não enrola", que diz o que tem que ser dito, "doa a quem doer", independentemente do momento, do local, da situação que se apresenta e da(s) pessoa(s) à(s) qual(is) está se dirigindo. O conceito é o de que a pessoa está, simplesmente, sendo sincera. 

Não posso concordar com esta falsa e perigosa forma de ver as coisas, pois:

a) ser sincero (ou franco) não significa ser mal-educado (ou malcriado, indelicado, descortês, grosseiro). Há aí uma enorme diferença, já que a sinceridade reflete lisura de caráter enquanto a malcriação reflete a falta de bom senso, de respeito, de paciência, de ponderação, de entendimento, de tolerância, etc;

b) quem usa da malcriação para expressar sinceridade ou não percebe que a franqueza, por si só, já causa grande impacto, sendo totalmente desnecessário utilizar qualquer artifício para expressá-la ou, simplesmente, aproveita um momento, uma situação, para externar sua malcriação, não se mostrando preocupada com a questão da sinceridade, mas sim com a satisfação em "dar o troco" em alguém.

Creio que tudo começa com o imenso desejo de uma criança em querer dominar outras crianças com as quais se relaciona. A defesa é o ataque e ela está sempre se impondo, quer por gestos, como pelo tom da voz e pelo palavreado agressivo. Pela falta de alguém que possa lhe mostrar que está errada, a criança se acostuma a esta postura, que ganha ainda mais força na adolescência, até pelo fato de que muitos adolescentes passam a temer a agressividade, mascarando seu medo com a falsa justificativa de que o(a) mal-educado(a) está sendo sincero, "fala na lata o que tiver que falar". O que deveria ser repúdio é admiração ou seja: pura hipocrisia!.


Para se usar de franqueza basta falar a verdade, com firmeza e olhando nos olhos, mas sem ironia, grosseria, agressividade e gritaria. Entendo que a expressão da verdade não desobriga o ser humano de medir suas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário