quarta-feira, 2 de março de 2016

Seja o que Deus quiser?



Antigamente eu escutava essa afirmação e pensava: “é isso aí, seja o que Deus quiser”. Às vezes a gente fala isso até meio sem pensar no que está falando. 

Até que um dia eu refleti a respeito e comecei a entender que não é Deus que escolhe nosso destino. Não é Deus que faz as escolhas por nós. Somos nós que escolhemos por onde queremos ir.  

Deus nos dá oportunidades, nos dá caminhos, nos dá sentido, mas as escolhas são nossas! É a gente que escolhe por qual caminho vai andar. É a gente que decide se quer ir por ali, ou por lá. Somos nós os donos do nosso destino. Somos nós que sabemos se queremos aquilo ou isso. Somos nós que escolhemos ser "bons ou maus". 

Por isso as consequências são sempre nossas!

Só que a gente, ser humano, tem que sempre que tirar o fardo das costas. E então para a vida ficar mais leve depositamos o fardo em Deus dizendo “foi Deus que quis assim”. Não! Não foi não! Foi você que quis assim. Você que escolheu. Você que decidiu. Deus apenas te deu chances... Deus até pode te dar um sacode para você "acordar", mas ele jamais vai viver por você. 

Quando falo “você”. Eu falo de todos nós! De qualquer um que estiver lendo esse “post”, seja aqui no blog (www.carolbrunel.blogspot.com) ou seja no facebook (eu penso).

Imaginem só, Deus lá no céu brincando de “lego”: Agora esse vai por ali, esse vai por lá, esse vai fazer isso, esse vai fazer aquilo, esse vai pensar assim, esse vai pensar assado. Para né! É o cumulo do nosso egoísmo achar que Deus faria isso. Que ele passa o dia "brincando" com a vida das pessoas...

Se fosse como “Deus quer”. O mundo não estaria como está. Podem apostar que muita coisa seria diferente...

O que não dá é para ficar fugindo da realidade e da responsabilidade das nossas escolhas, ou viver sempre esperando pelo amanhã e usando a desculpa do “Deus sabe o que faz”. Amadurecer é também passar a ser responsável pelas decisões que tomamos. Aliás decidir é essencial... 
Amadurecer é também entender que o amanhã é incerto. Que não podemos passar nossas vidas usando a desculpa do “não sabemos o dia de amanhã”.

Digo isso por dois motivos:
1. A vida é agora!
2. Amanhã pode ser tarde demais!

Ou seja, esse negócio de “talvez” de “lá na frente” e “blá blá blá”. É papo furado! 

Meu amigo, lá na frente tudo já mudou, as vontades mudam, as coisas mudam. Passado é passado! Passado já foi e não vai voltar a ser. Por que se passado fosse futuro, não se chamaria passado, se chamaria presente.  

Portanto, sem essa de "seja o que Deus quiser...  ou Deus sabe o que faz".

E sim: SEJA O QUE A GENTE QUISER! A GENTE SABE O QUE FAZ!

E que a gente saiba, sobretudo, arcar as responsabilidades das nossas escolhas, sem ficar colocando o fardo no destino, ou em Deus. O fardo é nosso! As escolhas são nossas e somos nós os responsáveis. 

Portanto: cada um carregue seu fardo!

FIM
Carol Brunel
02/03/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário