sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sobre fazer uma relação dar certo...

Hoje eu resolvi escrever sobre um tema que eu não lembro de já ter escrito antes.
Não é poesia, nem reflexão. É apenas meu ponto de vista baseado em observações, o que dá a vocês, leitores desse texto, todo direito de discordar ou concordar.

E o tema do meu texto de hoje é "sobre fazer uma relação dar certo"...

...às vezes, me pego pensando no que faz com que alguns casais tenham relações duradouras e outros não. E é claro que são inúmeros fatores. Tem que ter sentimento e tudo mais. E tem casais que aprendem a se amar com o tempo, tem outros que já sentem aquela "coisa" no começo, como se tivessem encontrado sua alma gêmea. Cada um tem sua história.

Mas na minha opinião esse não é o "X" da questão.

Observando alguns casais que conheço que estão juntos há anos... Penso que seus relacionamentos não são contos de fadas cheios de magia. Imagino que esses casais tenham suas brigas, seus problemas, seus dias de estresse, suas diferenças... etc. Imagino que às vezes até rola um "abuso" da cara do outro, mas que esse abuso passa quando você se imagina sem aquela pessoa na sua vida. Imagino (e sei por experiência própria) que às vezes não é fácil lidar com dificuldades cotidianas, entre outras coisas.

Mas acredito que além do amor existem alguns ingredientes "importantes" que fazem com que essas relações durem tanto tempo:

- Tolerância
- Paciência
- Companheirismo
- Admiração

Tolerância, por que muitas vezes você vai ter que "tolerar" os defeitos do outro, aprender a lidar com manias, engolir o seu orgulho e dizer "ok, me desculpe", até engolir as palavras de vez em quando.

Paciência, para lidar com as diferenças, com os problemas, com as brigas bobas que todo casal tem, com o estresse do dia a dia, com a falta de grana.. e por ai vai...

Companheirismo... E esse eu considero um ingrediente e tanto. Afinal como amar alguém sem parceria? Saber dividir um lugar no sofá na hora do filme. Dividir uma janta num lugar legal. Dividir uma conversa bacana. Aliás, casais que sabem conversar e ouvir um ao outro, com certeza já estão na frente. Tem que gostar de estar junto, de fazer coisas junto, gostar da companhia do outro. E é claro que todo mundo precisa dos seus momentos, seus espaços, seus amigos. Mas casais que sabem apreciar a companhia um do outro... duram mais! Não acham?!

Saca?!?! To falando de parceria. De se sentir feliz estando no meio de um monte de amigos fazendo festa, mas também de se sentir feliz tomando um café a dois, ou jantando, ou até fazendo as tarefas domésticas juntos, ou deitados assistindo TV... sei lá!

E por último admiração!

Admirar....

Admirar as qualidades da outra pessoa ao ponto que seus defeitos se tornem "cabíveis".  Dizem que o amor surge quando aprendemos a admirar o outro,  e que amor sem admiração é amizade. Por que é exatamente a admiração que faz a gente se "encantar" pelo outro. Que faz os olhos brilharem. Que faz com que toda vez que a gente pense em "desistir" a gente se lembre dos motivos que nos fizeram ficar.

Penso que o encanto do amor acaba quando acaba a admiração. Quando a gente não consegue mais ver no outro aquilo tudo que fez a gente se encantar. E muitas vezes nós somos culpados disso. Por que somos relapsos e deixamos de fazer aquelas coisas bobas que fazíamos no começo da relação. Muitas vezes deixamos a rotina tomar conta... Deixamos a preguiça, a falta de companheirismo, a falta de paciência e a intolerância tomarem conta.

Não é um ou outro. São os dois. E se são os dois, é preciso que ambos se esforcem, se admirem, sejam parceiros. É preciso que ambos aprendam a ouvir, tolerar e respeitar.

É aquele casal que topa subir a montanha juntos, ou sentar na beira da praia e ver o mar. É aquele casal que sai com os amigos e se diverte, mas também se diverte tomando sorvete em casa. É aquele casal que aprecia uma boa janta a dois, mas que também aprecia os momentos individuais de cada um. É aquele casal que briga, mas depois faz as pazes por que sabe que ficar bravo muito tempo não vai levar a lugar nenhum.

É aquele casal que ainda consegue olhar o outro, sorrir e pensar "é essa pessoa que eu quero na minha vida por todos os dias que virão"... apesar de tudo, apesar das diferenças, das dificuldades...

Sobre as relações que duram... hoje o meu texto vai ficar sem o "FIM"...


Carol Brunel
27/11/2015







Nenhum comentário:

Postar um comentário