domingo, 24 de fevereiro de 2008

Preserve...

A vida passa tão de pressa! E nós, na nossa “pressa” em viver as emoções da vida, acabamos deixando passar despercebidos alguns momentos que podem significar muito na vida da gente.
Como um simples “andar” descalço na grama, como estar em contato com a natureza, tomar um banho de rio. Visitar lugares que muitos podem considerar “sem graça”, mas que você acha legal.
Sabe... eu moro numa cidade. Quando eu abro a janela do apartamento eu vejo carros passando e ruas de asfalto, e prédios. O único som que eu escuto, são os carros e as televisões ligadas. E sei que essa é a realidade de muitas pessoas.
Eu já tive o prazer de morar numa casa. E o que me faz falta é esse contato com a “natureza”... o colher frutas do pomar, o andar descalço na grama, o sentir cheiro da grama cortada, o escutar o canto dos pássaros, sapos, grilos...o sentar na varanda num fim de tarde de primavera e ficar observando o colorido do céu.
Bom! A vida muda! Eu gosto do meu lar... do meu lugar!
Mas, eu quero trocar aqui uma idéia e uma experiência que mudou completamente meu jeito de ver o mundo!
Eu morava numa casa, num bairro “pacato”, onde todos os vizinhos sabiam da vida de todo mundo... e pior, falavam da vida de todo mundo. Na minha casa tinha um gramado enorme, com flores, árvores frutíferas, horta... Eu sempre admirei a natureza. Mas, depois que me mudei pro centro da cidade, que nem está perto de ser uma grande cidade, eu senti uma diferença enorme. Não por sentir falta da casa, mas do contato com a natureza, e foi assim que eu passei a valorizar mais pequenos momentos.
Eu fiz uma amizade que me proporcionou essas “idas” ao que eu chamo de “interior”... Onde eu posso pisar na grama e brincar com os grilos... escutar os sapos, coisa rara aqui na “cidade”, ver verde, muito verde! E esse simples pisar descalço na grama se tornou um momento maravilhoso na minha vida.
É incrível quando a gente aprende a sentir a energia de pequenos momentos, de pequenos prazeres, a energia que o mundo emana pra gente. É incrível quando passamos a ver o mundo com outros olhos. Olhos de uma criança que já cresceu, mas que ainda quer sentir no peito aquelas sensações de bem estar que só a natureza proporciona.
Lá no “interior” as pessoas são incríveis! São amigas, são companheiras, são simples e humildes de coração. Eu passei a admirar mais e mais as pessoas mais velhas, e mais “simples”... eles têm uma sabedoria distinta da nossa, um olhar de carinho e são as pessoas mais acolhedoras que eu já conheci. Gente sem inveja, sem maldade, sem rancor. Como nossos avós!
O seu café tem outro gosto, as suas histórias têm sempre um ensinamento, e a sua naturalidade é encantadora!
E pra gente que ta tão acostumado com notícias de violência, com jornais que só falam de política e colunas sociais, é maravilhoso ouvir histórias puras e alegres que não falam de violência e nem de sofrimento, porque até mesmo o sofrimento pra eles é encarado de forma admirável.
Aqui na “cidade” é bastante diferente! Cheio de pessoas medíocres, que acham que tem o rei na barriga... que são donos da verdade! Pessoas que não sabem aproveitar prazeres tão simples. Querem mais! Sempre mais. Nunca estão contentes. Querem muito! Querem dinheiro, carro importado e sair na coluna social. E enquanto isso a vida passa... e eles continuam infelizes na sua busca constante por riqueza material, achando que isso os fará feliz! Uma busca por uma felicidade que não existe!
Tudo isso porque não aprenderam a viver os pequenos prazeres, ou melhor, não aprenderam a sentir prazer nos pequenos momentos.
Claro que isso não é uma unanimidade. Tem muita gente humilde e caráter que eu conheço por aqui. Aliás, prefiro andar com pessoas assim!
E claro que dinheiro é importante pra nossa sobrevivência e pra outras coisas. Mas, não é nada quando a gente para pensar que amanha é um dia que a gente nem sabe se vai chegar?!
Sabe de uma coisa?! É tão bom que eu recomendo! Recomendo uma visita aquele parente que mora no sitio, recomendo aquela ida pro “interior”...Sair da cidade! Ver verde, sentir o cheiro do mato, pisar na terra, tomar banho de rio e rir por motivos bobos.
Só existe uma pessoa que eu posso agradecer por isso. Que é Deus.
Por me proporcionar esses momentos, por me dar novas amizades, por me fazer sentir alegria num momento tão simples como um final de tarde no “meio do mato”. Por nos ter dado essa natureza tão linda, tão exuberante, tão magnífica. Que a gente nem se quer sabe preservar! Uma natureza que ta ai pra gente admirar, pra sentir, pra nos energizar de coisas boas e boas vibrações.
Pensem o que quiserem de mim!
Pois eu não ligo!

Mas uma coisa eu digo! Viva! E viva intensamente! Um simples raio de sol pra quem sabe observar, pode se tornar um momento maravilhoso!
Preserve a natureza! Não jogue latas e plásticos nas matas, rios e mares.
Preserve a vida! Converse com pessoas mais velhas e respeite-as... elas com certeza sempre tem histórias lindas pra contar!

Abraços a todos
E boa semana!

Carol Brunel

Nenhum comentário:

Postar um comentário