quarta-feira, 5 de novembro de 2025

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

"Você é uma coitada, você é uma fodida... tenho pena de você... pobre... (etc)"

Nem preciso continuar... para qualquer pessoa com um nível básico de inteligência (ou bom senso) entender que essas afirmações se tratam de duas coisas: ofensas e violência psicológica

Mas o que o outro diz sobre você, geralmente revela mais sobre a pessoa que está falando do que sobre você mesmo, refletindo os próprios sentimentos, medos, desejos e visões de mundo dela (e). 

As críticas destrutivas podem ser um mecanismo de defesa, onde a pessoa projeta sentimentos e impulsos dolorosos nos outros porque não consegue lidar com eles internamente. Então a necessidade de despejar no outro sua raiva, sua ira. Pessoas que não se curam, ferem outras pessoas. 

Normalmente, a forma como alguém se expressa sobre você, seja com elogios ou críticas, mostra o que essa pessoa transborda. Alguém que transborda raiva e ofensas provavelmente está carregado desses sentimentos.

Aquele que não consegue amar a si mesmo acaba vivendo de forma amargurada e cobrando do outro que ocupe um espaço que ele mesmo não conseguiu ocupar. Projetando em pessoas a felicidade, esperando que os outros lhe deem a alegria que não encontra na própria companhia. 

Esses continuarão sendo infelizes enquanto não encontrarem felicidade na 'solitude', na solidão, no prazer da própria companhia. 

----

E independente de qualquer situação, que a gente não permita, mais (E NUNCA) que pessoas com esse perfil façam parte da nossa vida. Que entrem em nosso universo, que acessem nossas fragilidades e nossas vulnerabilidades. 

----

Não esqueça: violência psicológica é uma forma de abuso. 

"afeta emocionalmente o (a) ofendido (a), prejudicando sua autoestima, sua liberdade e direito de fazer suas próprias escolhas"


FIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário