quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Leve com você, só o que foi bom"

 
08 de outubro de 2025
 
“Leve com você, só o que foi bom, ódio e rancor não dão em nada”
 
Começo a reflexão de hoje com essa frase de uma música do Natiruts. Eu acho essa frase muito bacana e tenho isso como uma máxima da vida: guardar comigo apenas as lembranças boas.

Não quer dizer que, às vezes, eu não tenha lembranças ou sensações ruins, mas não deixo que esses sentimentos me dominem e tomem conta da minha vida. Eu sou como todas as pessoas, já fiz muitas coisas das quais me arrependo e muitas das quais me orgulho... sou humana!

Tenho em mim muitas lembranças boas, guardo comigo muitos bons momentos. Às vezes, estou olhando para a natureza e me vem de repente uma nostalgia, uma lembrança feliz de um momento, de uma pessoa, de um lugar, de um cheiro, de uma época da minha vida.

Isso me torna afortunada, porque me faz lembrar do quanto eu já vivi, de quantas coisas boas já experimentei, de quantas pessoas já passaram pelo meu caminho, de quantas coisas legais aconteceram até aqui...

Procuro (quase sempre) não alimentar ódios e mágoas, pois penso que esses sentimentos não servem para nada, além de amargurar a vida e nos tornar pessoas tristes, deprimidas, ressentidas. Aquela gente que carrega em si muitos pesos, muitas dores e tem olhar de tristeza.

O que quero dizer, afinal?

Acho muito importante aprendermos a não dar energia para pensamentos e sentimentos ruins.... Parar de alimentar esses monstros que carregamos dentro de nós, aquelas pequenas escuridões que todos temos.

Que devemos buscar levar no coração as lembranças do que foi bom. Olhar com carinho para aquilo que nos fez feliz. Olhar com alegria para as coisas legais que compartilhamos com as pessoas que passaram pelas nossas vidas, mesmo que algumas tenham nos causado dor.

O que tal pessoa me fez sentir de bom? O que eu aprendi com ela? O que aquela fase significou na minha vida?

'Ah! Mas fulano (a) só me fez mal, não tenho nada bom para lembrar." Ok, perdoe e siga em frente! Vire a página! Só não fiquem alimentando um monte de dor dentro de vocês, remoendo mágoas. 

Somos nós que escolhemos o que levamos no coração. Podemos alimentar escuridão, ou podemos dar poder a nossa luz, ao bem, ao carinho, ao amor. Podemos alimentar pensamentos ruins, rancores, ou podemos alimentar bons pensamentos, de paz, de perdão.

É fácil? Não é... mas é uma escolha diária! É um processo evolutivo e de autoanálise. Sempre que coisas ruins nos dominarem, a gente tem poder de afastá-las.

Eu escolho levar coisas boas... boas lembranças. Sorrir lembrando de um dia na praia, de uma tarde de domingo qualquer, de uma noite estrelada, de conversas bobas, de abraços que marcaram, de gente, de momentos, de lugares, de histórias que fazem parte do que sou. Que me transformam ou me transformaram.

Isso deixa a vida e a alma mais leve!

Por isso: Leve com você, só o que foi bom!

Fim
Carol Brunel





Nenhum comentário:

Postar um comentário