Sobre coisas tóxicas…
Estava aqui refletindo sobre relacionamentos tóxicos e abusivos. E eles podem ser familiares, amorosos, entre amigos… enfim…
Acho que todo mundo uma vez na vida já se meteu em alguma relação tóxica. E nem sempre quer dizer que a outra pessoa seja ruim… às vezes ela só precisa de muita terapia. Tratamento!
Fato é que quando você se encontra em uma relação com uma pessoa abusiva, sem perceber, na maioria das vezes você também se torna tóxico e abusivo. Repete atitudes. Repete padrões de toxicidade. E você passa a ser um abusador também. Porque você entra no jogo de manipulação, drama, brigas cansativas, discussões…
… e no final a reconciliação. Sempre com a promessa que de que tudo vai mudar e vai ser diferente. “Não vamos mais brigar. Seremos melhores”
(Até você pisar um pé fora da linha do abusador… )
Normalmente o abusador tem dons de manipulação. Ele te leva na conversa. Faz você acreditar em tudo aquilo que ele te fala. Faz você acreditar que ele foi uma vítima do mundo… te faz ter pena dele.
Tem alto poder de convencimento e quando não consegue o que quer normalmente ele faz drama, e te faz sentir culpa.
O abusador conhece teus pontos fracos. Ele testa tua paciência… e vai falar coisas que te fazem sangrar por dentro. E não se reconhecer.
É como um círculo vicioso, que vai te consumindo… desgastando ao ponto de você não saber mais quem você é… e agir de maneiras que não agiria em situações normais. Entrando no jogo do abusador. No fundo é só isso que ele quer. Fazer você sentir culpa.
Acho que grande parte dos abusadores são carentes emocionais. Pessoas que criam uma dependência emocional. E acham que relações é 100% doação um ao outro. Eles criam um conto de fadas em torno da relação, algo que não existe. Só existe no mundo de ilusão deles.
Você acaba se vendo envolvido naquele universo. Porque o abusador te dá muito amor. Ele te prende no mundo dele. Vai te convencendo que sem ele você não pode ser feliz. Vai te fazendo abdicar de tudo pra viver no universo dele. A vida que ele quer... ele te quer disponível. E ele se põe disponível para poder te cobrar.
O abusador te chantageia. Te ameaça. Faz drama emocional. Debocha. Faz você pisar em ovos constantemente... E ele te faz acreditar que você nunca vai encontrar um amor tão bom quanto aquele. Que você jamais será feliz. Porque normalmente o abusador é cheio de palavras bonitas. Ao mesmo tempo que é tóxico… é amoroso.
…te leva do céu ao inferno em segundos…
Normalmente a gente demora a perceber quando está em uma relação abusiva. E acaba ficando doente no meio daquela confusão que é viver entre altos e baixos. Os pesos. O medo. A angústia que é viver aquele “amor…”… o medo de não saber como a pessoa vai acordar. Se ela vai surtar ou não. Você está sempre com medo de um novo surto.
E quando consegue se libertar, sai cheio de feridas….. e demora a entender que o problema não é você... Era o caos em que estava imerso.
Demora muito até a gente parar de se culpar. Até a gente compreender que fomos abusivos também, mas que não queremos mais viver daquela maneira. Que não merecemos aquilo. Que não precisamos desse desgate emocional.
E no fim quem vai parar na terapia é você. Tentando se resgatar dessa loucura que é viver no meio do abuso emocional.
Sem contar o medo de se relacionar de novo e repetir aqueles padrões. O medo de ser tóxico. O medo de encontrar e ser novamente um abusador.
Por fim liberte do abuso emocional:
ele vai te deixar louco!
Fim
Carol Brunel
Nenhum comentário:
Postar um comentário