quarta-feira, 17 de junho de 2015

Só o amor conhece o caminho mais belo

...”Só o amor conhece o caminho mais belo entre você e o sonhos”...(Dazaranha)

Estava escutando essa música e fiquei pensando a respeito dessa frase: “O amor conhece o caminho mais belo entre você e os seus sonhos”. No fundo a gente sabe que quando as coisas são feitas com carinho e amor ficamos mais próximos das nossas aspirações, pois o amor constrói pontes ao invés de barreiras. Todo mundo já ouviu falar sobre isso. Todo mundo já leu alguma coisa a respeito...

O problema é que a gente lê e não assimila, ou lê e não põe em prática aquilo que leu. Lê, compartilha nas redes sociais só que esquece de compartilhar onde mais precisa: na vida real. O que acontece é que muitas vezes a gente escolhe o caminho da dor ao invés de escolher o caminho do amor. Por que o caminho da dor ‘parece’ mais fácil. E então a gente pensa: “prefiro fugir do que sofrer adiante”. É como passar a vida toda se preparando para uma guerra que talvez nem aconteça e daí a frustração lá na frente vai ser ainda pior. Eu disse “parece”, por que no fundo é um grande engano da nossa mente tentando desviar-se de um aparente “perigo”.

Para muitos parece mais fácil se esconder atrás de um sorriso “amarelo” do que demonstrar amor pelas pessoas. É mais fácil negar para si mesmo, bancar o durão e dizer “é muito cedo para o amor”. Mas desde quando o amor depende do tempo, da hora, do lugar? Desde quando existem regras para o amor? Desde quando é preciso que alguém diga “agora você já pode amar”?

É mais fácil fingir, fazer apologias e mostrar para os outros que não dá a mínima para o amor. É mais fácil usar a auto afirmação como fuga para própria insegurança do que assumir o que realmente se sente. É mais fácil culpar o outro pelas nossas fraquezas do que admitir para si mesmo que precisa se ajudar mais. É mais fácil responsabilizar o outro quando somos infelizes na maneira de agir. É mais fácil se fechar dentro da nossa "casca" do que abrir o coração. O caminho da dor é sempre o mais fácil...

Nos apegamos demais em demagogias do tipo: o amor tem que ser “assim”, o amor tem que ser “assado”, é amor só depois de tanto tempo, amor é isso, amor é aquilo, blá blá blá. Nos apegamos demais àqueles comentários de gente frustrada e mal amada que no fundo queria estar no seu lugar e diz em tom sarcástico: “E ai pau mandado”, “Hum tá amando”, “Dai já Casou?”.

Gente que fala isso não quer sua felicidade e nem é amigo de verdade, por que amigo de verdade é aquele vibra por você, e quem quer sua felicidade vai torcer por você e dizer “que bom que você encontrou uma pessoa que te faz feliz”, ou “torço pela relação de vocês”, ou “vocês formam um casal bacana”, ou “é isso ai, cuida bem de quem você tem”, ou ainda, nos momentos de incertezas e dificuldades (que toda relação tem) vai te ouvir e te alertar sobre seus erros e seus acertos, vai te ajudar a resolver da melhor maneira possível e dar bons conselhos.

Quem diz o contrário, desculpa, mas quer apenas (por egoísmo) te levar na onda dele, essa onda de quem é frustrado e quer que o "amigo" acompanhe sua frustração. Essa onda de quem não encontrou um amor de verdade e daí fica botando pilha no  outro dizendo que o cara é pau mandando só para o  acompanhar na vida de “farra” que ele acha ser legal. E sabe o que acontece no final? O trouxa que vai na pilha acaba ficando sozinho, por que uma hora os “fazedores de onda” encontram alguém e ai foda-se o “amigo” que ficou ali na parceria achando que o outro realmente se importava com a sua felicidade.

A questão é não deixar que o excesso de demagogias encha e confunda a cabeça. A questão é simplificar. Relaxar. Curtir tudo de bom que o amor tem.

Ler é legal... tão legal quanto compartilhar ideias. E existem textos e histórias para todos os tipos de estórias e situações. Ler e assimilar é mais legal ainda, mas é preciso aprender a filtrar. É preciso colocar em prática aquilo que é realmente bom, e é preciso tomar cuidado com o que dizem, pois às vezes uma pessoa frustrada vai falar mal do amor, às vezes uma pessoa num momento de tristeza vai dizer que amar é uma merda, às vezes uma pessoa que quer liberdade para aprontar vai dizer que companheirismo é burrice, e por ai vai...

Existem muitas 'armadilhas' para nos fazer escolher o caminho da dor. A maior delas somos nós mesmos que criamos...

Mas pode acreditar, amar não dói não, o que faz doer é o que a gente faz com o amor que recebemos. É a maneira como a gente retribui esse amor. O que faz doer é nosso jeito "torto" de encarar as coisas e não saber perder nunca.

E ai? Qual caminho você escolhe? Ser feliz, ou fugir da felicidade? Dor ou amor?
A escolha é nossa!

FIM.

Caroline Brunel Matias
17/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário