quinta-feira, 10 de julho de 2014

O que dizer após um pedido de desculpas?


Fiquei pensando sobre isso!

É que digamos, às vezes, a gente se entristece um pouco com a maneira com a qual as pessoas conduzem as coisas. Às vezes com as palavras, às vezes com uma atitude. Enfim... Dia desses magoei-me com um comentário de uma amiga. Ela pediu desculpas e eu fiquei sem saber o que responder. Por que no meu intimo eu ainda estava magoada e não conseguia desculpá-la naquele momento.

Resumi-me a um “tudo bem” como quem diz: “deixa assim... vai passar”.

Eu não sentia vontade de dizer algo mais naquele momento. Como, sei lá, “olha não se preocupa, aceito suas desculpas e vamos passar a borracha nisso”. E depois ficar fingindo que tudo bem.

Não que seja rancor! Por que rancor é algo que a gente carrega sempre. Era apenas um desconforto, uma tristeza que estava ali, latente ainda... e que não podia ser eliminada como um passe de mágicas. Ela precisava ser digerida primeiro...

Ontem também aconteceu um fato desses (foi um pouco diferente), mas foi algo que me deixou um tanto desconfortável... E novamente veio o pedido de desculpas. Eu outra vez fiquei pensando no que responder. Não tinha vontade nem de dizer “tudo bem”. Por que talvez isso pudesse ser interpretado como um “estou bem”.  Lancei um “não se preocupe”, como quem diz novamente “vai passar”.

Não sei se é o tipo de resposta adequada. Por que às vezes as pessoas estão sendo sinceras ao se desculpar. Na verdade, é uma atitude muito madura e de humildade pedir desculpas quando a gente percebe que falhou.

Sei que é terrível quando você pede desculpas e fica no vácuo, e depois acaba recebendo um “tudo bem” ou “não se preocupe”. Dá aquela sensação de medinho. Falo isso com propriedade... mas há momentos em que é inevitável ficar sem saber o que dizer... Penso que por um lado é bom, pois quando passa a mágoa, a desculpa se torna mais verdadeira e sensata.

Mas e ai o que dizer após um pedido de desculpas? Quando ainda não se está pronto para desculpar?!

FIM

Carol Brunel
09/07/2014
Criciúma/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário