quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Existe Alma Gêmea?

Existe Alma Gêmea?

Depois de ler alguns artigos a respeito, com diversas opiniões. Baseada nos artigos, pensei em escrever a minha idéia sobre o assunto... e citar algumas coisas que li.

Você sabia que a essa expressão surgiu na Grécia Antiga? Platão relatou na sua obra “O banquete” que Aristófanes dizia que a natureza humana era composta por três diferentes seres: homens, mulheres e um outro ser andrógino, composto metade de homem, metade mulher. Esses seres possuíam quatro mãos, quatro pernas e eram muito fortes. Certa vez, numa investida dos Deuses do Olimpo, Zeus, o Deus supremo pensou numa forma de diminuir sua força e então os cortou ao meio. Entretanto, sozinhos eles não conseguiam viver, morriam de fome, sede... e uma metade procurava a outra, por isso a expressão “alma gêmea”.

Bom, agora chega de historinha.
Eu não sei se existe alma gêmea. Se você ler alguns artigos, vai perceber que cada autor tem uma opinião própria, assim como eu tenho a minha. Os espíritas, por exemplo, acreditam que a alma gêmea é uma pessoa da sua outra vida “as pessoas com que vamos nos relacionar já estão predestinadas, mas não determinadas”. Ou seja, mesmo que essas pessoas já estejam predestinadas a nos encontrar, não significa que elas vão ser nossa alma gêmea.

É comum a gente ter afinidade com algumas pessoas, mais do que com outras. Para alguns é coincidência, para outros é resultado de outras vidas, o que eu particularmente não acredito.

Para mim, a alma gêmea, deve ser uma pessoa com a qual você tem uma afinidade tão grande que vocês conseguem viver em harmonia mesmo com as diferenças. Pois, por mais parecidos que possam ser, com certeza terão diferenças. Penso dessa forma! Acho que é quando a afinidade supera o resto.

Não acho que existam sinais para encontrar uma alma gêmea. Acho que quando você conhece alguém e o conjunto funciona bem, provavelmente aquela pessoa pode ser a “pessoa certa”, ou melhor, uma pessoa pra dar certo. O conjunto que eu digo é tudo, a química, toda aquela coisa de pele, cheiro, sensação. A física (que eu prefiro não comentar), os gostos em comum, a linha de pensamento, os planos, a harmonia. Enfim o conjunto!

Claro que não adianta sair correndo atrás de uma “alma gêmea” igual um louco... “Nunca vá procurar a sua alma gêmea porque ela só aparecerá quando você não estiver à espera”.

Eu acredito que nada é por acaso. Que ninguém passa na vida da gente por acaso. E o que é pra ser é! Com certeza existe uma pessoa certa pra cada pessoa. Só que às vezes a pessoa passa e a gente nem percebe, pois não estamos receptivos e não deixamos aquela pessoa se aproximar.

Eu li um artigo bem bacana, sabe! Porque antigamente, no tempo dos nossos avós ou até nossos pais, eles namoravam e casavam com aquela pessoa e se desse certo, beleza! Se não desse certo tinham que suportar e pronto. Ou seja, aquela pessoa tinha que ser a “alma gêmea”. Hoje a gente pode ter várias “almas gêmeas”, as coisas mudam muito rápido. Hoje se você não ta feliz com o lugar onde mora se muda, se não gosta da profissão, você muda e com o amor é a mesma coisa. Se você não ta feliz, acaba tudo e busca novos amores. E é possível amar mais de uma vez sim! Eu sei do que eu to falando!

Muitas vezes é a gente quem tem que mudar pra encontrar alguém legal. Mudar de atitude, ou fazer uma transformação, admitir que somos difíceis de conviver ou que somos orgulhosos, vaidosos e até mesmo inflexíveis e que ninguém é obrigado a conviver com alguém assim. Ou seja, temos que notar se não somos nós que bloqueamos as pessoas que aparecem na vida da gente.

“Se ficarmos esperando que o outro nos ame, nos valorize e nos diga quem somos nós, as chances dessa relação não dar certo são imensas: se nós não nos valorizamos, se nós não nos estimamos, se nós não nos amamos, não nos conhecemos e não nos respeitamos, como é que podemos querer que alguém o faça? E se o parceiro não fizer o mesmo, vai-se abrindo uma brecha, um abismo entre as duas pessoas e a relação pode murchar em função deste descompasso no desenvolvimento de cada um. Aí somos obrigados a partir, em busca de uma nova fonte de troca”.

Acho que primeiramente temos que nos conhecer. Se amar, se respeitar pra que depois alguém possa fazer o mesmo por nós. É o amor próprio! Auto-valor!

Até amigos (as), parentes, podem ser almas gêmeas. Sabe aquele amigo que você tem uma afinidade grande? Ou aquele primo que parece teu irmão? Eu acho que isso é alma gêmea. Uma pessoa que você tem um relacionamento bacana, que tem afinidade e que convive bem com você!

O importante é sentir e não procurar!

Abraços!

Caroline Brunel

Nenhum comentário:

Postar um comentário