quinta-feira, 10 de outubro de 2024

EU TRANSPIRO SIM!

 
PRIMEIRAMENTE, NÃO ME LEVEM A MAL... ou QUEM QUISER QUE LEVE. 
Mas quero falar de um assunto “pertinente”...

>>>

Eu sou uma pessoa que TRANSPIRA BASTANTE quando faço exercícios físicos. Aliás várias pessoas da minha família têm isso de suar muito, a minha mãe, o meu irmão, algumas primas...

Toda vez que eu estou em alguma atividade intensa eu fico suando muito, e sempre tem alguém que comenta “Nossa como tu transpiraaaa”. Como se fosse uma aberração o fato de eu suar. Kkkkkkk


SIM! Transpirar é um processo natural e normal durante a prática de exercícios físicos e para quem não sabe o suor é uma forma do corpo se resfriar quando esquenta demais. O exercício físico costuma aumentar a taxa metabólica o que gera mais calor, quando você faz atividade o fluxo sanguíneo é direcionado para superfície da pele aumentando o calor do corpo, assim a água presente no sangue evapora na pele para manter a temperatura corporal. 

Ou seja, o suor é uma maneira do corpo de manter a temperatura.

>>> PESQUISEM SOBRE SE ACHAREM QUE TO INVENTANDO <<<

... Suar durante a prática de exercícios é normal - o suor mantém a homeostasia dos órgãos, ou seja, é por meio do funcionamento das glândulas sudoríparas que o organismo consegue preservar sua temperatura normal, que gira em torno de 36° e 37°”

Enfim, tem gente que transpira mais, tem gente que transpira menos. Tudo depende de quanto calor o corpo produz.

De certo modo é chato e constrangedor a maneira como é dito. Mas sim EU TRANSPIRO muito, e eu sei disso, então ninguém precisa me lembrar. Assim como eu não fico dizendo para ninguém:

- Nossa tu é gorda é joga.
- Nossa que magra que tu é, como tem força para jogar?
- Baixinha assim jogando?
 
...E nem qualquer coisa relacionada ao físico ou estado biológico de ninguém.

Tenhamos bom senso! 

E FIM!





terça-feira, 1 de outubro de 2024

Bem-vindo OUTUBRO!

 
Hoje começou o meu mês. Mês do meu aniversário. Eu amo outubro, é claro! E vocês sabem que eu sempre tive esse “pique” por comemorar vários dias. Mas de uns tempos para cá, tenho visto os aniversários com outros olhos. Não que eu não eu queira comemorar muito, mas sinto que agora estou em uma fase mais “fechada”. Passei a selecionar mais o que me dá prazer e ando preferindo momentos de calmaria.

Não é a quantidade de coisas que te faz feliz... E sim a qualidade. Às vezes, no simples tem mais emoção do que no abundante. Tudo depende de como você enxerga. E sentir prazer nas coisas simples, realmente faz toda diferença.

Tem gente que se liga só em beleza física (e é claro que envolve), mas só beleza não importa se não tiver compatibilidade e outras coisas a oferecer. Aliás muito pelo contrário, tem muita gente linda que só vai decepcionar e machucar. Enquanto procurar pela beleza exterior, muita gente vai quebrar a cara.

Gosto do que toca a minha alma. Gosto de conversas boas, profundas e inteligentes. Prefiro sentar em uma varanda em um fim de tarde olhando o sol se pôr, tomando um vinho e me perder nas horas de um bom papo. Prefiro uma tarde na beira mar, ouvindo o barulho do mar, estando em boa companhia. Tudo é como e com quem, e não onde. Você pode estar no lugar mais lindo do mundo, mas se sua alma não estiver feliz, é insignificante.

É claro que muitas vezes eu sucumbo ao que está ao meu redor e acabo seguindo o socialmente aceitável, mesmo achando chato (às vezes). Acho que por necessidade todo mundo faz isso.

Mas no fundo sinto que não me encaixo em tribos, sou uma grande fã da minha autenticidade. Eu adoro ser eu mesma, ter meu estilo e não imitar ninguém. Acho muito deselegante gente sem noção, gente que vigia e invade o outro.  

Sim... Eu sempre achei que ter 40 anos (vou fazer 41) era algo do tipo “nossa que velha”. Pois, eu nunca me senti melhor do que agora. Sei o que tolero e o que não tolero mais. Hoje eu consigo encarar as coisas de uma forma mais leve, até as dificuldades. Isso não quer dizer que eu não sofra, mas apenas lido melhor com as amarguras da vida.

É claro que já entrei naquela fase introspectiva que precede meu aniversário. E no fundo o que eu quero dizer é simples:

 - Seja feliz de ser você mesmo (a).
- Há sempre um novo amanhecer esperando para ser visto.
- Novos amores, novas histórias, novos momentos existem.
- A felicidade não está nas coisas, ela é feita de momentos: permita-se!
- Aprecie os momentos mais simples da vida: e agradeça!
- Quando você olha demais para o passado, não vê o que está ao seu lado.
 
Fim
Carol Brunel
(01/10/2024)