quarta-feira, 29 de maio de 2024

Cogito ergo sum!

Nem sempre eu sou forte. Nem sempre consigo lidar direito com as minhas emoções. Em alguns momentos eu me sinto perdida, caminhando sem rumo. Em alguns momentos as vozes sabotadoras da minha cabeça me vencem. Me levam para a escuridão. Volta e meia, esses “assombros” que me habitam, me derrotam.

No fim eu sempre volto, sempre venço, sempre consigo sair de lá. Mas é cansativo!

Em alguns momentos ainda me pego pensando se encontrei realmente o verdadeiro sentido dessa vida. Estou vivendo? Ou só vendo os dias passarem? 

Estou aproveitando, ou estou só seguindo uma rotina chata? O que eu estou fazendo DE mim? O que eu estou fazendo POR mim? Quando foi que eu parei de viver e fiquei só vendo os dias passando?

Os rumos dos meus sonhos parecem ter seguido por trilhas que eu não queria. Caminhos tortuosos e difíceis. Me sinto lutando constantemente contra tantos pesos que fui acumulando no caminho. Sendo forte demais o tempo todo, era óbvio que um dia iria pesar mais. 

Por que as coisas não são mais simples? Por que complicamos tanto? Por que demoramos tanto a tomar decisões, ou perceber o que realmente importa? Por quê?

Ficamos reféns do tempo e das situações. E quando a gente percebe... “Too late”. Deixamos oportunidades escaparem entre os nossos dedos. Nos consolam o tempo todo dizendo: “Calma, tudo tem uma razão de ser”. Uma forma tranquilizadora de pensar, que nos ajuda a lidar com as dores e os problemas.

Descartes (filósofo e pensador) disse “Pode-se duvidar de qualquer coisa, mas jamais pode-se duvidar de que para duvidar é preciso pensar”

"Cogito ergo sum (Penso, logo existo!)"

Sou uma sujeita pensante, diria Descartes. Minha mente está sempre borbulhando mil coisas, me levando para vários lados, várias possibilidades, várias hipóteses de um mesmo caminho. E eu gostaria que o caminho de agora fosse mais fácil.

Viveremos, talvez, uma incerteza eterna sobre os sentidos da vida? Sobre as razões e “os porquês” de cada coisa.

Outro dia li um texto de um professor de Filosofia da Universidade de Waterloo no Canadá e tinha uma frase marcante que dizia assim:

"A vida pode ser altamente significativa mesmo se algumas coisas que acontecem são meros acidentes. Coisas acontecem e então você lida com elas”.

Enquanto escrevia esse texto, me deparei com a dúvida de que talvez essa coisa de “razão” nem exista de fato. 

De repente a vida seja baseada em ações e consequências. Ações ou escolhas ruins? Consequências ruins. Ações ou escolhas boas, consequências boas. Simples assim! 

E você, já se perguntou qual o sentido da vida?
 
Fim
Carol Brunel
29/05/2024


------------------------------------------------------------------------------------------

****PLÁGIO É CRIME****

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Dia ruim!

 
Nem todo dia é bom.
Nem todo dia tem cor.
Alguns dias são cinza.
E chuva lá fora tão precisa,
Cai no ritmo de dissabor.
Dia escuro, apagado, breu.
E se tudo estiver ao contrário?
E se nada for o que parece?

Tem dias que a alma padece.
Atassalha o peito do sujeito.
Nem todo dia é lindo.
Não tem como ser.
Mas esperam de nós...
Alegria constante e força.
Esquecem nossa condição...
Tão frágil e humana.
Temos aqui cabeça e coração.
Nem todo dia é bom...
 
 
Fim
Carol Brunel

terça-feira, 21 de maio de 2024

As coisas da vida...

 

As coisas da vida são incomuns e imprevisíveis. Tudo muda em um segundo, em um piscar de olhos ou talvez com um olhar, com um toque.

Muitas vezes estamos ali, vivendo uma vida “mais ou menos”, se contentando com o comum, com aquilo que parece bom, quando no fundo nossa alma anseia por algo mais. Ela grita e pede socorro, busca por alguma coisa que a gente não entende. Mas só vamos enxergar com autoconhecimento, quando olharmos para dentro e perguntarmo-nos:

O que eu quero viver afinal? O que me faz feliz? O que me faz vibrar?

Algo que nos tire do eixo, que balance nossas estruturas, algo que nos intrigue, nos tire da zona de conforto, que nos faça sentir uma coisa única.

Mas para chegar ao “extraordinário” existe um caminho e nem sempre o caminho é fácil, ouso dizer que nunca é fácil. Quando decidimos mudar nossas vidas, temos que ter consciência de que algumas coisas vão ter que ficar para trás. Não dá para dar um passo à frente sem fechar algumas portas do passado. Não tem como encontrar o extraordinário sem abrir mão do medíocre.

Uma grande maioria (ou a maioria) das pessoas jamais vai experimentar o extraordinário. Fomos doutrinados desde pequenos a nos “contentarmos”... Fomos ensinados que a zona de conforto é um lugar seguro, que relacionamentos ruins são normais e que não devemos nos queixar disso. Devemos ali permanecer. Muitos se quer vão saber o que lhes faz feliz. 

E aqueles que em algum momento da vida resolvem ou resolveram dar seu grito de liberdade, serão julgados por todos aqueles que estão vivendo no comum, no morno, no mais ou menos. Aqueles que jogaram tudo para o alto e disseram: “eu mereço mais que isso”... todos esses serão chamados de loucos. 

De fato, coragem é para poucos!!

Muitos vão reclamar, vão dizer que não está bom, vão se acostumar com o que não é bom. Mas nunca terão coragem de soltar as amarras. Nunca terão coragem de viver sua verdade. Passarão a vida reclamando do que não deu certo, do quão ruim é o lugar onde estão; dizendo que a vida que vivem é ruim e que fizeram más escolhas. Mas nunca terão coragem de sair do lugar.

Quanta gente passa a vida vivendo no “morno” por medo? Vivendo relacionamentos tóxicos, se submetendo a situações que não gostaria, convivendo com famílias tóxicas, em situações abusivas.  

Tantas pessoas estão presas em dogmas, preceitos... doutrinados e manipulados a desejar pouco, pensar pequeno e viver mais ou menos. A maioria das pessoas está doutrinada a crer em um Deus castigador, uma vida de castigos e carmas. Por isso se sabotam. Por isso permanecem parados. Por medo!

Às vezes é preciso revolucionar a própria vida. Mudar dói, mas constrói. 

Você está pronto?
 
Fim
Carol Brunel --- 21/05/2024

-- EU NÃO QUERO SER COMUM, EU QUERO SER ÚNICA--


 *******PLÁGIO É CRIME***********






segunda-feira, 20 de maio de 2024

Tempo amigo...

 
Eu gosto das lembranças desses dias.
Lembranças que sopram amor.
As mesmas que falam e calam.
Suprimem todas as palavras.
Mas a memória traz o cheiro,
traz o gosto, traz o calor.  
O meu sentir é tão desmedido.
Ele mal cabe aqui, em escritas.
Ah! Se eu pudesse explicar.
Se tudo isso coubesse no falar.
Eu gosto das lembranças...
Desses dias outonais.
Da beleza que eu vejo e sinto.
Nesse gigantesco labirinto.
De emoções e desejos.
E de tudo o que eu queria dizer...
Mas deixo impresso em metáforas.
Momentos, recordações, histórias.
Tempo amigo, colabore comigo!
 
 
Fim
Carol Brunel




quarta-feira, 15 de maio de 2024

Se o chapéu servir...

Você é um arrogante, debochado, ignorante. Você acha que sabe mais do que todos. Que todos os seus conceitos estão corretos. Que só a sua opinião importa e o que você diz é lei suprema. Que só a sua religião é boa. Que só suas certezas estão certas. No fundo não passa de um limitado incapaz de pensar, de buscar informações e se aprofundar. 

Você compartilha coisas da internet sem buscar se informar, ler a respeito, sem ter outros pontos de vista, e sem estudar. Simplesmente por que você já pensa saber tudo. PENSA, mas não pensa quando deveria de fato pensar. Pessoas inteligentes buscam analisar as coisas antes de repassar, já pessoas estúpidas só repassam. Boiada!

(Queria eu, saber em momento a humidade parou de ter capacidade de pensar, refletir, analisar)

Você é um estúpido, um grande idiota, um verdadeiro mala sem alça (como diria o ditado), um "mamador" de saco, um gabola. Só tome cuidado, porque enquanto você busca palco e aplausos, você pode estar plantando a própria queda e ela pode ser brusca. Tome cuidado, porque o mundo da voltas, hoje você pode estar por cima, mas amanhã... você não sabe. 

Sua arrogância pode te levar ao fundo do poço. 
Sobra soberba e falta humildade. Falta respeito e discernimento... 

Enquanto você se acha espertinho tentando sabotar os outros de forma sorrateira. Enquanto você se acha espertinho fingindo ser do bem e puxando o tapete do coleguinha, sua conta com o universo cresce. Saiba que sempre tem alguém lhe enxergando além do que você finge ser. 

O mundo é dos espertos? Vamos esperar a conta chegar então! Depois a gente conversa.

O quê? Lhe serviu esse chapéu? Se sim, ele é seu! Tome!

😏


Fim
Carol Brunel
15/05/2024






segunda-feira, 13 de maio de 2024

"Força Rio Grande do Sul - SOS RS"

 

Tem tanta gente procurando culpados para a tragédia do Rio Grande do Sul, inventando e disparando Fake News, aproveitando-se da dor alheia para fazer uma política suja e nojenta. Tem tanta gente politizando essa catástrofe... que esquecem do que realmente importa: solidariedade e humanidade. 

Vocês acham mesmo que um sistema de contenção de cheias seria suficiente para barrar de 400 a 800 milímetros de chuva (chuva para muitos anos) que caiu em uma única semana? Acho que sistema nenhum no mundo seria capaz de conter a força na natureza.

Se vocês forem um pouco menos seguidores de boiada e observarem com coerência, vão perceber que HISTORICAMENTE a humanidade construiu suas cidades na beira dos rios... e com o passar dos anos urbanizando cada vez mais.

Nós (humanos) também somos culpados dessa tragédia... Desmatamento, lixo nos rios, construções nas beiras dos rios... tudo isso também é culpa nossa. Tudo bem que antigamente talvez era o único modo de subsistência, ter água próximo de nós. Mas hoje sabemos dos perigos, e seguimos fazendo o mesmo.

Além disso, cabe lembrar que tempos em tempos a natureza "toma" seu lugar. Os rios sobem de nível, conforme os volumes de chuvas aumentam, nem precisa ser formado em geologia ou meteorologia para saber disso. É só ter um cérebro e saber ler. 😏

O que aconteceu no RS é uma catástrofe e me desculpem os mais desavisados, GOVERNO NENHUM no Brasil teria dinheiro para recuperar o seu estado diante dessa grande tragédia natural. Vai lá na tesouraria do seu município e pergunta para eles se teriam dinheiro, caso acontecesse na cidade de vocês... 

Acredito que em qualquer lugar do mundo teriam dinheiro, seriam necessárias doações. Nos EUA em 2005 quando New Orleans foi destruída pelo Katrina, eles precisaram de doações financeiras. Precisaram de ajuda e tiveram que reconstruir o muro de contenção que havia sido construído 100 anos antes. 

Vocês se iludem demais achando que o resto do mundo está mais preparado do que nós. Talvez hoje alguns lugares estejam, mas isso depois de passar pelo PIOR.

É claro que necessitamos de maiores olhares para prevenção de desastres. É claro que necessitamos de mais investimentos. É claro que PRECISAMOS cobrar do poder público. Ninguém está dizendo que não. Mas diante disso tudo, ficar o tempo todo enchendo o saco não ajuda em nada. 

Agora é o momento de você parar de ser só um "cri cri" da internet e realmente fazer alguma coisa
Ao invés de ser um chato, faça uma doação!

Ou então vai lá sabichão, continua sendo chato... afinal se você é tão bom assim, porque não está governando um país ou um estado?

...E enquanto vocês ficam nessa "briga" de extremos, vivendo no extremismo político e religioso, seguimos fadados a termos o país de MERDA que temos. Tá mais do que na hora de saírem todos do cabresto e voltarem para a realidade. Parem de idolatrar políticos! Apenas PAREM.

Falta senso de humanidade e sobra sendo de chatice nesse país...



PELO MENOS FAÇA SUA PARTE! AJUDE O RIO GRANDE DO SUL.


E FIM...