Sobre ser Fitness!
Hoje resolvi escrever sobre um assunto que pode gerar polêmica. Eu não nutricionista, não sou educadora física, nem médica, nada parecido com isso. E não estou aqui tentando roubar cena, ou entrar em áreas que não são do meu conhecimento. Eu só quero DESABAFAR!
Fato é que todo dia surge uma enxurrada de coisas novas: exercício para isso, exercício para aquilo. Faça isso. Faça aquilo. Faz assim que vai emagrecer. Não faça assim. Faça “assado”. Não come açúcar. Esquece o chocolate! Não come isso, come aquilo, come assim, come de três em três horas. Come quando sentir fome. Não come carboidrato a noite. Corta o carboidrato. Pode comer carboidrato sim. Corta o glutén. Corta lactose...
Sério!!! Estou cansada!
Estou cansada de tantas regras e roteiros. De ter todo dia que ficar controlando tudo ao ponto de ter uma relação “estressante” e CHATA com a comida.
Vai lá! Caminha uma hora por dia. Corre que dá mais resultado. Faz funcional. Faz academia que é melhor. Que nada boba, faz CrossFit...
Aí chega! Ninguém parou para pensar que meu organismo é diferente dos outros? Que talvez meu corpo não tenha aptidão para corrida? Para CrossFit? Que talvez meu corpo reaja melhor com um treino de 15 min e não com um treino de 1 hora. Que talvez meu metabolismo seja diferente. Talvez meu perfil seja para outro tipo de atividade. E que principalmente eu não QUERO nenhum tipo de compulsão alimentar? Eu não quero viver uma vida de regras e roteiros ensaiados e chatos, cansativos!
Não come isso, é lixo! Pizza é lixo! Glúten é lixo! Sabe o que é lixo? Lixo é viver uma neurose!! Lixo é ter que todo dia seguir um roteiro alimentar!
Ninguém me perguntou se eu quero mesmo cortar o carboidrato. E não! Eu não quero! Eu quero comer saudável, mas quero ser flexível. E daí? Qual o problema? Eu só quero me sentir bem comigo mesma! Me sentir melhor, mais leve, mais disposta. Mas não quero ser escrava do corpo e da alimentação. E não importa quem curte ser... Cada um é cada um! Eu só não quero pessoas me controlando e dizendo como eu devo ser.
Eu quero ser feliz! Eu quero poder tomar uma taça de vinho quando estiver com vontade SIM!! Sem ninguém ficar me julgando nas redes sociais e dizendo “ué, ela não está de dieta?”
Não, eu não estou de dieta! Nunca estive! Não faço dieta. Eu quero apenas encontrar um ponto de equilíbrio. Algo que eu consiga manter. Algo que esteja dentro do meu alcance. Algo que me dê prazer e não me deixe com um “mau humor” trágico. Quero educar a minha mente para algo que eu consiga manter a longo prazo... e não essas “dietas” restritas e mirabolantes que a gente consegue manter por um curto prazo e me desanimam... e pior, depois você volta a comer certos alimentos e volta a engordar ... (respeito quem faz, consegue e gosta)
Eu quero o prazer daquilo que me dá prazer!!!
E se eu não conseguir ficar sem chocolate? E dai?... “Não! Não come esse chocolate por que vai engordar”. E dai aparece uma lista de chocolates (sem gosto e caros) que me ofertam com Stévia, com isso, com aquilo... blá blá blá... e mais uma lista de justificativas como se me obrigassem a seguir esses padrões. E na primeira TPM eu quero devorar uma barra de chocolate por ter ficado tanto tempo sem comer.
Gente! Vejam bem! Nada contra quem é Fitness, nada contra quem consegue e gosta de seguir roteiros e regras. Nada contra quem quer ter o corpo perfeito. Nada contra nada e ninguém. Como eu disse lá em cima, cada um é cada um! Só que eu também quero que respeitem meu jeito de ver as coisas.
A questão não é os outros. A questão é que não permitem mais que a gente possa ser a gente mesmo. Da mesma maneira que a galera “fitness” se sente “atacada” por quem não é Fitness. Quem quer ser “flexível” também se sente o tempo todo “recriminado” pela galera do corpo perfeito que fica toda hora cuidando do que somos, fazemos e comemos... SACO!
Acontece que nem sempre o que funciona para um, funciona para o outro. E muitas vezes (não me levem a mal) querem nos passar receitas milagrosas, mas esquecem de ver se realmente queremos aquilo. Eu não quero ser um produto da “mídia” social do “antes e depois”. Eu quero ser um “antes e depois” para mim. Quero me orgulhar de mim. Meu objetivo é perder peso sim! Mas eu não estou pensando em perder 10 kg em um ou dois meses. Eu estou pensando em ter um estilo de vida. E sei que para ter um estilo de vida, temos que mudar, temos que buscar um equilíbrio, temos que fazer ajustes na alimentação, fazer atividade física. Mas eu acredito que não podem ser deixadas de lado nossas limitações.
Eu não quero ser obrigada a comer ovo todo dia pela manhã. Eu não acordo mais cedo para preparar refeições elaboradas e nem vou acordar por que eu não quero (respeita que dói menos kkkkkkk). Eu gosto de fazer exercícios, gosto de comer bem, gosto de me sentir bem. Mas não quero padrões.
Que tal limitar o chocolate a uma vez na semana um pedaço? Que tal se você comer pizza no sábado a noite, mas equilibrar no domingo? Que tal você fazer atividade e tentar cuidar durante a semana? Que tal essa semana você dar uma focada a mais? Que tal você parar de criticar a pessoa por que ela não deseja ser como você? Que tal cada um respeitar as limitações e as vontades de cada um? O desejo de cada um?
Seria legal viver em um mundo onde as pessoas parassem de tentar impor aquilo que elas querem e que funciona para elas. Em um mundo a gente possa sentir prazer em coisas diferentes. Um sente prazer em ver músculos. Outro sente prazer em estar bem consigo mesmo sem músculos. Qual o problema disso?!
Veja bem! Não estou falando de obesidade e das doenças causados pela má alimentação. Sabemos que saúde é importante. Cuidar da saúde: SIM! Mas quem disse que ter saúde é ter um corpo perfeito? A gente precisa de saúde mental também e cada um encontra prazer em algo diferente.
Não adianta nada cortar tudo que eu gosto. Adianta é equilibrar o que eu gosto dentro das minhas possibilidades. Adianta pensar no meu objetivo. Isso sim vai funcionar. Por que eu não vou viver para o corpo, vou viver com o meu corpo, com a minha alma, meu coração e minha mente.
Eu quero ser saudável, mas sobretudo, quero ser FELIZ! E cada um tem um jeito de se sentir feliz!!
Pronto! Desabafei...
Obrigada!
Carol Brunel
Sobre não querer ser Fitness!