quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Precoce!

Outro dia estava conversando com alguns amigos sobre a precocidade das meninas e meninos de hoje. Eu “assisto” assustada a velocidade como as coisas estão acontecendo. Crianças beijando na boca, crianças perdendo a virgindade. Pode ser que eu seja careta! Mas, isso é assustador pra mim!

Eu sei que as épocas são diferentes... Que meus avós brincaram e fizeram coisas diferentes do que meus pais fizeram e eu por conseqüência tive uma infância diferente dos meus pais. Lógico que a infância das crianças de hoje não poderia ser igual a minha.
Entretanto, não era tão diferente dos meus pais pra mim.

Quando eu era criança brincava o dia todo, qualquer espaço de tempo que eu tinha era para brincadeiras. Subir em arvores, andar nos muros, descer morros de grama com casca de coqueiro, esconder, pegar, matar, construir cabanas, andar de bicicleta e por vezes brincar de boneca eram as minhas brincadeiras favoritas, entre outras é claro! A gente não sabia o que era celular, não tinha computador e se contentava com um par de havaianas por ano.
A gente conseguia ser feliz até brincando com um pedaço de madeira e tijolos.
Com 14 anos eu ainda era uma menina boba que brincava de boneca escondida (pra ninguém saber que eu ainda brincava).

Em menos de 10 anos as coisas mudaram de uma forma absurda. Positiva? Sim! De certa forma, afinal é a tendência do mundo globalizado o aumento das tecnologias e das informações. Era do conhecimento. Tudo bem eu sei!

Mas, as crianças de hoje não sabem o que é brincar. Pergunta o que elas querem ganhar no natal pra vê? Iphone, Ipode, MP4 (pq o mp3 tá atrasado já..rsrs), computador, celular e por ai vai.

Tenho pena quando penso que por mais que eu queira meus filhos não vão sentir a liberdade e o prazer de brincar que tínhamos.

Meninas de 10 anos, já pintam os cabelos e usam roupas de mocinhas. Batem fotos sensuais pra colocar no orkut, pintam as unhas, passam maquiagem nos olhos e falam de meninos.

Daí pensa só! Tem esses pedófilos e tarados sexuais, eles vêem essas meninas todas vaidosinhas, todas bonitinhas, já querendo ser sensuais, com aquelas fotinhos de poses... e o que acontece? Estupros, mortes, violência sexual.
É só observar. Quem lê/ assiste bastante jornal sabe do que to falando. É notável o aumento dos casos de violência sexual com as meninas. Todos os dias crianças morrem dessa forma.
E é esse o lado negativo que eu vejo nisso tudo.
E pior, todo mundo é culpado! Os pais, que incentivam as filhas a serem vaidosas demais desde de cedo (na minha infância a gente usava short cumprido e camiseta).
A sociedade influência também principalmente através da mídia. Programas de TV, mundo da moda, nem preciso citar. As novelas nem respeitam mais o horário. Se ligar a TV as 17:30 já vai ter cena de beijo, sexo e meninas grávidas.

Mas, quem sou eu pra dizer o que é certo ou errado né?!
Infelizmente não podemos mudar isso!
Apenas podemos tentar ensinar coisas boas pros nossos filhos, sobrinhos e netos.
Sei que não vai ser fácil.
Eles podem achar careta!!
E eu também não quero que sejam crianças diferentes das outras e nem privar elas das tecnologias, até porque seria difícil. Mas, alguns detalhes podem fazer a diferença... e tudo começa em casa, pela educação e com muito diálogo.

Não sei se é possível, mas podemos tentar, não com repressão, mas com muita conversa!

:)

visite também meu blog de notícias de Criciúma: www.cabrunel.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário