sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Chove!
domingo, 1 de setembro de 2024
Dicas - BH - Minas Gerais
Olá viajante. Se você chegou até aqui, é porque está procurando dicas de BH certo?
Bom eu me chamo Carol Brunel, moro em Santa Catarina e vou compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência.
Primeiro de tudo, não tem voo direto de Florianópolis para BH, então vai ser voo com escala. Eu voei pela LATAM com escala em CONGONHAS e foi tudo ok. Se você tiver pontos LATAM (ou for do clube LATAM PASS) custa em torno de 20 mil pontos ida e volta.
Como o voo é com escala, você já sabe que não vai dar para fazer muita coisa no primeiro dia, pois provavelmente vai sair de manhã e vai chegar no fim do dia lá. Mas dá para encarar um barzinho a noite.
HOSPEDAGEM
O ideal é você se hospedar nos bairros mais tranquilos: SAVASSI OU LOURDES.
Ambos são bairros onde você consegue se locomover bem e sem maiores perigos. Os bairros ficam próximos a Praça da Liberdade, onde você pode ir visitar o Palácio da Liberdade (visita gratuita e necessária), o Museu de Minas e Metal (gratuito e incrível), o Museu do Banco do Brasil, a Casa FIAT e outros museus.
Eu fui caminhando e foi super de boas!
Esses também são os bairros com maior concentração de bares. BH é a capital dos bares, a cidade com maior concentração de bares por m²... tem bar para todo tipo e todo gosto. Muitos ficam próximos aos hotéis. Os bares e restaurantes são demais. Pesquisem no booking por hotéis no Savassi e vai ter muita opção.
PS:. os prédios lá não são tão novos, então não esperem hotéis super luxuosos. Mas tem bastante opção boa!
Palácio da LiberdadePraça da Liberdade
SEGURANÇA
Eu achei BH tranquila, por ser a 3ª maior cidade do SUDESTE e a 6ª do Brasil, eu esperava mais perigos e ver mais moradores de rua. E tem sim, e é claro que você não vai dar bobeira, ande com a bolsa para frente, cuide do celular, mas tire suas fotos tranquilo. Eu me senti tranquila andando por lá.
Prédio Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer
OURO PRETO E MARIANA
Imperdível o passeio nas cidades históricas de Mariana e Ouro Preto. É literalmente uma aula de história ao vivo. De BH até essas cidades leva em torno de uma hora (1h), você pode alugar um carro ou ir de transfer. Eu preferi ir de Transfer, até porque não conhecia o caminho até essas cidades.
PS: você precisa ser MUITO bom motorista para dirigir nas ruas apertadas de ouro preto. Lembre-se é uma cidade muito antiga, a estrutura das ruas é dos tempos remotos. Realmente é bem apertado.
Também achei muito bom ir de Transfer, pois a guia Jaqueline além de muito simpática deu uma super aula durante todo o trajeto, contando a história de cada um dos pontos visitados.
O Transfer vai te levar em uma visita nas antigas Minas de Ouro, vai te levar nas principais Igrejas (as mais famosas, pois ao todo são 23 Igrejas históricas) e também vai te levar para um almoço típico.
Mina de Ouro do Jeje
Mariana foi a 1ª capital de Minas, depois passou a ser Ouro Preto até 1897 quando a capital se tornou BH.
Me senti em um cenário de novela e foi LINDO ver ao vivo tudo aquilo que aprendi nos livros.
Se eu puder dar uma dica extra, caso optem por ir de carro, aconselho pernoitar em Ouro Preto e conhecer um pouco mais.
--> Leve blusa, pois são cidades em região mais serrana e recomendo roupas e tênis confortáveis <--
MERCADO CENTRAL EM BH
Por favor, não deixem de visitar o Mercado Público (ou mercado central de BH) é realmente muito incrível, muito incrível mesmo. Se você gosta de queijos, cachaça, cerveja, comida, artesanato, doces... não pode deixar de ir. Inclusive você pode viver um dia bem mineiro lá, comendo pratos típicos e tomando uma gelada nos bares internos do Mercado.
Recomendo roupas e tênis confortável, pois você vai andar muito. Esquece o desfile de moda, você está turistando. Deixe os lookinhos para os barzinhos noturnos (embora os mineiros nem liguem muito para isso, vi muita gente a vontade de tênis nos bares e restaurantes).
INHOTIM
O maior museu de Arte Contemporânea a céu aberto da América Latina, e eu diria, o maior Jardim Botânico que eu já vi. São 140 hectares de área em meio a Mata Atlântica.
Inhotim fica a 1h30 mais ou menos de BH.
É claro que eu pesquisei e descobri que nas quartas-feiras é o dia gratuito. Então fui nesse dia. Porém eu paguei pelo transporte de BH até lá, foram 120 reais ida e volta. No próprio site do Museu você encontra opções.
https://www.inhotim.org.br/
Eu paguei também 38,00 reais pelo carrinho de transporte interno (que ajuda nas locomoções entre os pontos de visitação) até porque seria impossível caminhar 140 hectares.
PS:. não deixe de pagar pelo carrinho, use o mapa para se locomover; tênis e roupas confortáveis e divirta-se!
PAMPULHA
Lagoa da Pampulha, natureza, história e arquitetura no mesmo local.
Você pode alugar uma Bike ou encarar uns 4km de caminhada (foi o que eu fiz). A lagoa tem um total de 18km, então fica bem cansativo caminhar ela toda.
--> tem vários pontos de aluguel de Bike - inclusive elétricas <--
É interessante fazer a visita na Pampulha iniciando pela Casa do Baile, projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do JK que na época era Governador de Minas. (Assista a história da casa na parte interna dela).
Ai você vai caminhar para esquerda em direção a Igreja da Pampulha, também projetada pelo Arquiteto, e mais adiante vai encontrar a casa de verão do JK que hoje é um museu, também projeto do Niemeyer.
No caminho você vai passar pelo Iate Clube da Pampulha, ver casas lindas, avistar o antigo Cassino da Pampulha, tomar água de cocô e se quiser também tem uns restaurantes por ali.
ÉPOCA DO ANO PARA IR A BH
Bom em agosto foi super tranquilo, não estava calor demais, nem frio. Foi super agradável. É uma época mais seca, assim como é em Brasília nessa época, e as épocas de chuva nessas regiões geralmente são mais de outubro a janeiro.
OUTROS DESTAQUES
Gente o povo mineiro é MUITO ACOLHEDOR, simpático e divertido. Ao menos a minha experiência foi bem positiva. Comparando com o povo aqui do sul que é mais fechado e frio (para não dizer arrogantes).
A vida noturna em BH é bastante agitada, tem bar 24h, tem bar para todo lado. Eu tomando café às 9h e os mineiros comendo fígado acebolado com jiló (prato típico lá) e tomando cerveja no Mercado Central.
Quando você chega próximo a BH vai ver muitas comunidades, como no Rio de Janeiro. E quando vai para as visitas nas cidades vizinhas, vai ver como o cenário dos prédios muda; vai perceber que os vilarejos e cidades ainda tem um ar de "antigamente"... uma vida na simplicidade... e que a distribuição de renda lá é realmente bem concentrada nas mãos de poucos.
Bão de mais! Uai! Arreda! Trem de tomar os trem!
Viva e conheça a cultura e a diversidade do nosso país!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu não visitei o Mineirão, mas também tem essa opção e aos domingos você também a opção de conhecer a feira Hippie.
Eu também gostaria MUITO de ter ido a Tiradentes, mas essa cidade fica a 3h30 de BH, e o ideal seria pernoitar lá e ficar pelo menos dois dias. Então vai ficar para a próxima ida, pois com certeza quero voltar a Minas Gerais e conhecer mais lugares.
Por: Carol Brunel - uma apaixonada por história, arte, cultura, diversidade!
sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Meu caos!
Vi essa frase agora pouco. Ela é tão cheia de significado. Minha vida sempre foi cheia de tempestades. Algumas surgiram no meu caminho. Outras eu mesma criei. Muitas vezes tentando acertar eu errei. Tentando não ferir eu feri. Tentando ser melhor, fui pior.
Eu vou ter que carregar sozinha os meus fardos. Meus pecados. Meus tropeços. Eu vou ter que conviver com as minhas culpas. Minhas falhas. Todos os dias. Dia após dia.
Mas do fundo da minha alma, eu espero um dia me perdoar das más decisões, escolhas e ações que eu tive.
Eu sei que um dia eu vou ser alguém melhor. Nem que eu leve mil vidas. Talvez em alguma delas eu vá acertar mais do que errar. Talvez em alguma vida eu seja alguém que faz as coisas com sabedoria.
Hoje eu ainda não consigo. Eu ainda tropeço. Eu ainda me perco. Eu ainda falho. Eu ainda sou humana e desumana…
Eu sei que já aprendi muito, mas às vezes, parece que não aprendi nada…
Que a minha vida é bagunça e toda bagunça é minha culpa. Eu que criei essa bagunça. Eu sou uma bagunça. Eu sou meu próprio caos. Quando eu recebo felicidade eu faço questão de destruir.
Hoje eu tenho que dançar na chuva. Andar no meio da tempestade e enxugar sozinha minhas próprias lágrimas.
Eu tantas vezes fui apoio de tanta gente, preciso agora me apoiar em mim mesma… abraçar minhas dores, meus sentimentos, meus erros, minha bagunça.
Talvez um dia… vai passar!
Fim
Carol Brunel
21:08
23/08/2024
terça-feira, 13 de agosto de 2024
Sobre Decisões!
Sentada na grama em um fim de tarde qualquer. Sentada, olhando o sol se pôr. Gente passando, carros passando, barulhos urbanos. Fim de tarde laranja... pássaros voavam no céu colorido. Mostrando que a vida está sempre ali, acontecendo!
Sentada na grama... sentindo a vida
que vem com a brisa invernal. Os barulhos ao redor nem parecem existir. Os movimentos da
vida seguem por toda parte, a todo instante. Todo dia tem alguém feliz, todo dia
tem alguém triste. Todo dia alguém vence e alguém perde. Todo dia alguém chora
e alguém sorri. Todo dia alguém dói, enquanto alguém festeja. Todo dia alguém se levanta e segue em frente. Todo
dia alguém agradece e alguém se desespera. Todo dia...
No fundo, a gente sabe: ficar parado não leva a lugar nenhum! É necessário decidir e agir. Às vezes, os sonhos que temos, estão mais perto do que imaginamos... a um passo de acontecer. E em alguns momentos, vamos precisar virar páginas, ou quem sabe começar um livro novo.
(... para refletir...)
Carol Brunel
13/08/2024
terça-feira, 9 de julho de 2024
Perdão!
Que me perdoem os que magoei.
Aqueles que por ventura eu machuquei.
Nem sempre eu soube o que fazer.
Nem sempre eu soube como fazer.
A vida é uma loucura, e estamos todos perdidos.
Fingindo que somos certos. Que somos bons.
Nunca estamos prontos o suficiente.
Parecemos cair de paraquedas aqui.
Tantas vezes tropeçamos nas próprias pernas.
Às vezes seguimos pelo caminho certo.
Outrora, pela contramão...
Que me perdoem os que já julguei.
Também perdoo os que me julgam.
Eu sei que vocês também não sabem o que fazem.
Embora todos nós, achemo-nos grandes o suficiente.
Mais espertos, mais maduros, mais sábios.
Tudo não passa de um monte de convicção.
Não temos certeza de nada.
E todos somos tão cheios de vazios.
Nenhum de nós consegue apagar o que já foi.
Todos os erros já cometidos. As histórias vividas.
E nenhum de nós é o que já foi.
Pois, que me perdoem os que doem a verdade.
Não podemos voltar atrás. Não existe paraíso.
E por vezes, eu ainda não sei o que fazer.
Fim
Carol Brunel
quarta-feira, 12 de junho de 2024
12 de junho
Palavras são incapazes de descrever o que sinto.
Sinto, não minto, meu amor é imenso.
Intenso e ardente, “caliente”.
Amo a explosão dos sentimentos.
Amo o calor que invade a alma.
A paixão. O romance...
Não fantasio o amor romântico.
Mas sei que a vida precisa do romance.
Daquilo que não é apenas sério.
Do sentimento que embriaga.
A gente precisa do amor démodé.
Aquele que dizem ser ultrapassado.
Em tempos como esses,
Onde amor virou descarte.
Onde lutar virou desastre.
Amar e ser amado é ter muita sorte.
E que sorte... poder sentir.
Que sorte poder dizer:
Carol Brunel
segunda-feira, 10 de junho de 2024
Decisões!
Carol Brunel
