segunda-feira, 28 de março de 2016

Sinceridade X Falta de Educação


Li isso em um BLOG (desconheço o autor) e resolvi compartilhar,
pois concordo com esse pensamento:



Em várias ocasiões ouvi a afirmação de que a sinceridade machuca, magoa, fere a(s) pessoa(s) que dela é(são) alvo(s) e, de fato, em muitas situações que presenciei isto ocorreu. Percebi, entretanto, algo mais: um grande número de pessoas não sabe o que é ser "sincero" (virtude de ser franco) e, por este motivo, confunde "sinceridade" com "malcriação" (falta de educação). A pessoa que costuma ser grosseira com outra(s) normalmente é vista, por si própria e por várias outras pessoas, como sendo uma pessoa que "não enrola", que diz o que tem que ser dito, "doa a quem doer", independentemente do momento, do local, da situação que se apresenta e da(s) pessoa(s) à(s) qual(is) está se dirigindo. O conceito é o de que a pessoa está, simplesmente, sendo sincera. 

Não posso concordar com esta falsa e perigosa forma de ver as coisas, pois:

a) ser sincero (ou franco) não significa ser mal-educado (ou malcriado, indelicado, descortês, grosseiro). Há aí uma enorme diferença, já que a sinceridade reflete lisura de caráter enquanto a malcriação reflete a falta de bom senso, de respeito, de paciência, de ponderação, de entendimento, de tolerância, etc;

b) quem usa da malcriação para expressar sinceridade ou não percebe que a franqueza, por si só, já causa grande impacto, sendo totalmente desnecessário utilizar qualquer artifício para expressá-la ou, simplesmente, aproveita um momento, uma situação, para externar sua malcriação, não se mostrando preocupada com a questão da sinceridade, mas sim com a satisfação em "dar o troco" em alguém.

Creio que tudo começa com o imenso desejo de uma criança em querer dominar outras crianças com as quais se relaciona. A defesa é o ataque e ela está sempre se impondo, quer por gestos, como pelo tom da voz e pelo palavreado agressivo. Pela falta de alguém que possa lhe mostrar que está errada, a criança se acostuma a esta postura, que ganha ainda mais força na adolescência, até pelo fato de que muitos adolescentes passam a temer a agressividade, mascarando seu medo com a falsa justificativa de que o(a) mal-educado(a) está sendo sincero, "fala na lata o que tiver que falar". O que deveria ser repúdio é admiração ou seja: pura hipocrisia!.


Para se usar de franqueza basta falar a verdade, com firmeza e olhando nos olhos, mas sem ironia, grosseria, agressividade e gritaria. Entendo que a expressão da verdade não desobriga o ser humano de medir suas palavras.

quarta-feira, 23 de março de 2016

É tudo azul...


Céu é azul. Olho é azul. Mar é azul.
Eu gosto do azul.
Verde, amarelo, vermelho, lilás.
É mais!
É amplo, é tanto, é tudo.
É paz!
É vida, é sorriso, é mundo.
É demais!
Abraço, afago, calor, olhar.
É simples, é forte, é sorte.
É de amar...
É volta, é brilho, é desejo.
É de Continuar!


FIM
Carol Brunel
23/03/2016

16:27
Criciúma/SC


“...cores, curvas, sabores, coisas de seduzir...”


terça-feira, 22 de março de 2016

Quando eu não pude ver eu vi


ROSA DE SARON:

"Quando eu não pude ver, eu vi,
quando eu não pude amar, eu amei"

----------------------------------------------------

"O sol da meia-noite aqui existe
Você pense, pare
Veja que o amor resiste
Olhe, prova, sente, toca
É Deus que te faz entender toda poesia
Que torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz"


segunda-feira, 21 de março de 2016

Poema de um dia qualquer...


Refletiu nos meus olhos.
Partiu em porções a imaginação.
Aquele instante... nostalgia.
Se foi contentamento do coração.
Nuvens, chuva, brisa.
Restou aquela velha inspiração.
Dos sonhos, nem poesia.
Dos desejos, nem prosa.
Das esperas, nem conto.
Nem luz, nem céu, nem canto.
É hora de retirar-se.
E no refúgio da alma encontrar...
A velha força de continuar.
Refletiu meus olhos.
Mudou a canção, mudaram os planos.
Restou aquela louca intenção.
De pulsar amor...
Descobrir uma nova vibração.
Confiar. Acreditar. Entregar.
Recomeçar... E poder amar!

FIM
Carol Brunel
21/03/2016




Vire a fita!

Se você não consegue virar a página, troque o livro. Existem tantas histórias interessantes esperando para serem lidas”

É assim que inicia a reflexão de hoje....

Em um momento, onde faltam palavras e sobram pensamentos. Onde faltam atitudes e sobra a desesperança. A música toca a alma... Lembro-me de um trecho da Cora Coralina que eu sempre costumo citar e diz assim: “descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é decidir”.

Decidir é não ficar em cima do muro. É deixar de viver preso aos medos. As incertezas e dúvidas. As desculpas, culpas ou histórias. Decidir é mudar.  

Decidir...

Fiquei pensando sobre isso e entendi que eu não posso deixar que alguém decida minha vida, meu destino e meu caminho por mim. Eu não posso e nem devo deixar nas mãos de alguém a responsabilidade por isso. É uma questão de honra. É uma questão de coragem. É uma questão de amor próprio e de seguir adiante na certeza de que tudo se renova. Somos nós os responsáveis pelo nosso destino. São as nossas escolhas e decisões que mudam toda história.

Ouço... ouço tudo que todos têm a dizer. Filtro muita coisa. Ouço principalmente a minha voz interior. Ouço meu coração e minhas intuições. Deixo ir embora todos os medos, todas as angústias. Me desfaço...   E me recomponho, agora diferente.

Vejo que nesse momento já não quero mais reticências ou vírgulas. É chegada a hora do ponto final. É preciso fazer isso por mim. É necessário trocar a fita, o livro, os planos, os sonhos. Não posso sentar e esperar a vida passar. Na vida, o que vale são as atitudes.

Eu sou a minha vida. Eu sou meu chão, meu teto, minha alma, meu coração. Sou meus erros e acertos. Sou a canção que toca. Sou meu mundo. Sou os pedaços que juntei para me restaurar.

Reconstruir...

E assim hoje eu decido tirar de dentro de mim o que passou e dar espaço ao que virá. Como diria Fernando Teixeira de Andrade: É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Quem não faz a travessia só vê o tempo passar. Preso aos medos bobos criados pela própria mente. É assim que muita gente se perde. 

Não é assim que eu quero me perder. 
Quero seguir, decidir e permitir... Que tudo seja bom!

Termino citando Luís de Camões:

“A Morte, que dá vida o nó desata,
os nós, que dá o Amor, cortar quisera
na Ausência, que é contra ele espada fera,
e com o Tempo, que tudo desbarata”
Luís de Camões

FIM
Carol Brunel

21/03/2016

sexta-feira, 18 de março de 2016

O AMOR SE CONSTRÓI A CADA DIA


Hoje... resolvi compartilhar um texto que não é meu... mas que eu li e achei legal.

Construindo amor!!


O AMOR SE CONSTRÓI A CADA DIA


Os relacionamentos de casal e o amor verdadeiro estão rodeados de uma grande quantidade de mitos. Alguns acham que uma vez que você achou essa pessoa, já não precisa mais se preocupar com nada.
Mais tarde, não entendem por que aquilo que parecia ser o amor verdadeiro já não existe mais. De repente chega o martírio sem que você perceba, e você se encontra quase fugindo do seu companheiro.
A verdade é que esse “de repente” não é bem assim. O que acontece é que esquecemos que os relacionamentos perfeitos não existem. Nenhum relacionamento de 20, 40 ou 50 anos esteve isento de contratempos, mas foi sendo formado por duas pessoas dispostas a construir o amor verdadeiro a cada dia. Se você quer ser um desses casais, não se esqueça dos seguintes aspectos:

Fortalecer a sua amizade

A sua satisfação com seu companheiro depende muito de como você se sente com a outra pessoa. O amor verdadeiro floresce quando existe um entendimento e compreensão profundos entre as duas pessoas. Do contrário, aparecerão os ciúmes e as discussões constantes.
É preciso ter tempo para conversar e realizar atividades juntos. Procurem passar mais tempo fazendo o que vocês gostam, desde praticar um esporte, até aprender alguma habilidade nova. Isto lhes permitirá criar lembranças e emoções que fortaleçam a sua relação.
Também precisam ter um tempo para conversar sobre as coisas que gostam e desgostam das suas vidas, seus novos interesses, novos amigos. O amor verdadeiro requer que vocês se atualizem constantemente, já que todos estamos em processo de mudança permanentemente.

A importância de mostrar admiração pelo seu companheiro

Tenho certeza de que, quando você começou o seu relacionamento, você fazia o possível para demonstrar interesse. Um dos segredos para ter um relacionamento de casal de sucesso é continuar com as demonstrações de admiração.
O amor não pede que você realize enormes esforços em questão de dinheiro. Falo dos pequenos detalhes que dizem para essa pessoa que você a ama. Desde um elogio quando ela menos espera, até o tempo para acompanhá-la a algum lugar que você nem gosta tanto, mas que a faz feliz.  Lembre-a e lembre-se do que faz dessa pessoa especial. 

Concentre-se no presente para melhorar o futuro juntos

O amor não vai se manter ai só porque você já o encontrou. Os relacionamentos passam por momentos difíceis que podem separá-los se não estiverem preparados. Por isso é importante definir os princípios do relacionamento que você quer daqui a 40 anos.
O que eu quero dizer com isso? Me refiro a permanecer juntos e se preparar para as mudanças que vierem.

Prestem atenção às coisas boas da vida

O relacionamento se sobrepõe aos maus momentos quando existe a convicção necessária. Como casal precisam estar prontos para viver esses momentos, enfrentá-los e deixá-los para trás. Muitos dos casais que fracassam não o fazem por falta de amor. O que os afeta é não saber esquecer e avançar.
Se faz duas semanas que tiveram uma discussão e solucionaram o assunto, não faz sentido trazê-lo à tona novamente para comparação na próxima briga. Não é que você deve esquecer para se cegar frente à realidade, mas esquecer algumas coisas é vital…

Lembre-se...

A rotina pode fazer você esquecer que está com seu parceiro porque sente amor. As coisas nas quais você coloca atenção são as que ganham importância na sua vida. Por isso, você não deve se esquecer dessa pessoa. Você precisa se lembrar que ela está aí…

quinta-feira, 17 de março de 2016

Que país é Esse?



Pois é Renato, em 1978 quando você escreveu essa música, lançada em 1987 com a Legião Urbana, o que você não imaginava talvez, é que mais de 35 anos depois essa música se encaixaria tão perfeitamente na situação em que estamos vivendo. 

Eu fiquei até então guardando minhas ideias, por que nunca fui muito fã de discutir ou escrever sobre política. Mas é impossível neste momento ficar de braços cruzados, vendo a "merda" toda acontecer. É impossível se calar...

Não quero me ater a partidos políticos, primeiro por que não sou partidária de nenhum e segundo por que eu bem sei que a corrupção está em todos eles (não sejamos ingênuos). A ganância do homem por dinheiro, a desigualdade social, a falta de educação, e por ai vai...

Fato é que fomos todos iludidos por um "partido" que veio com toda essa história de ascensão da classe C e D, bolsa família e o diabo a quatro. Legal, passamos uns anos legais. Foi massa né? O povo comprou. Comprou casa, carro, eletrônicos, fez financiamentos, empréstimos. E agora? Agora grande parte da população está endividada.

E de repente com a mesma mão que eles nos "deram" eles nos "tiraram". Aumento dos impostos, aumento do combustível, aumento no mercado, o desemprego aumentou, as empresas fecharam as portas, o dólar subiu... E o nosso poder aquisitivo? Diminuiu. Não é a toa que há tantos "coxinhas", como dizem os "do povo" nas ruas protestando né?....

ELES NOS ROUBARAM descaradamente. E ainda estão tirando onda da nossa cara lá em Brasília. Por que aqui nesse país é assim. Todo mundo se corrompe por dinheiro. Até mesmo a nossa "Justiça".

Daí vem nego dizer que no passado isso, no passado aquilo. Tal época foi pior ou igual, ou ruim. Acontece meu irmão, que vivemos o hoje. Vivemos o agora. Não o ontem. E agora a coisa está feia meu amigo. Não queremos histórias repetidas e estamos cansados desse sistema ladrão e falho de governar um País que poderia ser muito, muito rico.

E não importa partido político. A gente quer é honestidade e JUSTIÇA! Mas queremos uma justiça que esteja a favor da gente. Chega de "burlar" leis ou inventar leis para burlar leis. Medidas provisórias e seja lá o que for. Não queremos heróis, queremos qualidade de vida.

Estamos cansados dessa sacanagem toda. Estamos de saco cheio de ver a galera lá "sambando na nossa cara". E depois indo na TV dar discursinho montadinho por Marqueteiros políticos, falando um monte de porcaria para a parte menos instruída da população aplaudir. Parte que eles adoram. É por isso que não investem em educação.

ESTAMOS CANSADOS DE VER SUJEIRA PARA TODO LADO. Nas favelas e no Senado.

Eu não sou economista, não sou do direito, não sou política. Sou apenas uma administradora e professora que sempre gostou de ler sobre política e econômica, e que sempre busca ver as coisas pela própria ótica. Hoje essa é a minha ótica. Eu não sei qual é a sua (que está lendo isso agora), mas se quiser comentar aqui, fique à vontade.


Pergunto? Ainda temos saída?

terça-feira, 15 de março de 2016

DEIXA O AMOR FLUIR


Deixa a flor enfeitar a natureza.
Deixa a vida encantar com sua beleza.
Deixa as nuvens desenharem o céu.
Deixa a água cair feito véu.

Deixa o verde renovar a esperança.
Deixa o sol irradiar a alegria.
Deixa as cores colorirem o dia.
Deixa a música inspirar sua poesia.

Deixa a lua brilhar com mansidão
.
Deixa a vida se encher de emoção.
Deixa o dia se fazer com perfeição.
Deixa o amor fluir no coração.

FIM
Carol Brunel
15/03/2015 (readaptado de 20/12/2007)


♫ Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar ♫




segunda-feira, 14 de março de 2016

Amanhã já vem



Os dias passam, as noites passam.
Eu achei que ia passar também.
Não passei. Não passou...
Dancei. Dançou.
Cada dia é uma derrota e cada dia é uma vitória.
Eu me encontro e me perco. Faço história. 
E quando eu penso que esqueço, lembro.
Essa sensação...
Ela é dura e cruel. Ela arde. Fere. Machuca.
Corrói por dentro cada parte da gente.
Aperta o peito e dá nó na garganta.
Faz os dias parecerem vastidões.
Faz as noites se tornarem imensidões. 
Eu acordo, sonho, fecho os olhos e me despeço mentalmente.
Mas meu coração não se despede.
Ele quer. Ele pulsa. Ele bate.
O que fazer depois? Como seguir agora?

“A sustentação é que a manhã já vem
Logo mais amanhã já vem”

FIM
Carol Brunel

14/03/2016




https://www.youtube.com/watch?v=GQMBzNfj7mc


quinta-feira, 10 de março de 2016

Me disseram...

... Que eu não podia chorar.
Me ensinaram que ficar triste é proibido.
Que eu tenho que sorrir mesmo doendo...
Que eu tenho que ser forte mesmo quando não tenho forças.
Disseram que eu não posso sofrer.
Tentaram me tornar um super herói.
Mas esqueceram que sou um ser humano.
De carne e osso, desses que erra e acerta.
Tenho dentro de mim sangue e órgãos.
E lá dentro há um músculo chamado CORAÇÃO.
Sabe... me disseram que ele não pode doer...
Mas se outros músculos doem, por quê esse não?
Quando a gente se exercita demais os músculos doem.
Quando a gente sofre uma queda, ou se machuca os músculos doem.
Então por que esse não?
Me disseram que é errado ter dias ruins.
Que a gente tem que estar bem.
Mas quem consegue?
Quem consegue estar sempre bem?
Quem consegue não sentir?
Se a dor existe, existe para ser sentida.
Como o amor, ou a alegria.
Me disseram que eu tenho que sorrir,
Mas hoje não!
Hoje eu me permito ficar triste! Só hoje
A
manhã não!

FIM
Carol Brunel
10/03/2016



Deixo um texto que adoro da Martha Medeiros:

A TRISTEZA PERMITIDA

Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões – se eu disser que foi assim, o que você me diz? Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como? 

Você vai dizer “te anima” e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra. 

Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra. 

A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido. 

Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas. 

“Eu não sei o que meu corpo abriga/ nestas noites quentes de verão/ e não me importa que mil raios partam/ qualquer sentido vago da razão/ eu ando tão down...” Lembra da música? Cazuza ainda dizia, lá no meio dos versos, que pega mal sofrer. Pois é, pega mal. Melhor sair pra balada, melhor forçar um sorriso, melhor dizer que está tudo bem, melhor desamarrar a cara. “Não quero te ver triste assim”, sussurrava Roberto Carlos em meio a outra música. Todos cantam a tristeza, mas poucos a enfrentam de fato. Os esforços não são para compreendê-la, e sim para disfarçá-la, sufocá-la, ela que, humilde, só quer usufruir do seu direito de existir, de assegurar seu espaço nesta sociedade que exalta apenas o oba-oba e a verborragia, e que desconfia de quem está calado demais. Claro que é melhor ser alegre que ser triste (agora é Vinícius), mas melhor mesmo é ninguém privar você de sentir o que for. Em tempo: na maioria das vezes, é a gente mesmo que não se permite estar alguns degraus abaixo da euforia. 

Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.
Martha Medeiros MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Todo mundo é...


Um pouco louco. Um pouco surdo. Um pouco céu.
Um pouco cego. Um pouco fogo. Um pouco estrela.
Um pouco bipolar. Um pouco místico. Um pouco sorte.
Um pouco fraco. Um pouco chato. Um pouco forte.

Todo mundo é...
Um pouco seu. Um pouco isso. Um pouco aquilo.
Um pouco nosso. Um pouco certo. Um pouco escolha.
Um pouco diferente. Um pouco errado. Um pouco igual.
Um pouco nada. Um pouco acaso. Um pouco vosso.

Todo mundo é...
Um pouco frio. Um pouco beijo. Um pouco dúvida.
Um pouco certeza. Um pouco medo. Um pouco fé.
Um pouco assim. Um pouco assado. Um pouco riso.
Um pouco lágrima. Um pouco música. Um pouco paz.

Todo mundo é...
Um pouco festa. Um pouco praia. Um pouco selva.
Um pouco aventura. Um pouco calma. Um pouco furacão.
Um pouco sexo. Um pouco preguiça. Um pouco cobiça.
Um pouco desejo. Um pouco sonho. Um pouco coração.

Todo mundo é...
Um pouco pressa. Um pouco avesso. Um pouco susto.
Um pouco criança. Um pouco adulto. Um pouco luz.
Um pouco névoa. Um pouco lua. Um pouco vento.
Um pouco amor. Um pouco desespero. Um pouco paixão.

Todo mundo é...
Um pouco carinho. Um pouco excesso. Um pouco exagero.
Um pouco mentira. Um pouco verdade. Um pouco sono.
Um pouco fome. Um pouco cor. Um pouco sabor.
Um pouco ideia. Um pouco safado. Um pouco vaidade.


Todo mundo é um pouco.
Um pouco de tudo.
Muito de tudo.
Tudo de um pouco.
Todo mundo é um pouco gente!

FIM
CAROL BRUNEL

09/03/2016


Deixar rolar! Deixar ser! Deixar fluir...


Esse é o meu lema de vida.
Vivo e sinto demasiadamente.
Vivo tudo que a vida me proporciona.
Cada momento.
Sou tudo que quero ser.
às vezes sou ventania,
às vezes sou um fim de tarde calmo.
às vezes explodo feito bomba,
às vezes sou a paz em pessoa.
Sou tantas coisas, mas sou eu.
Não tenho medo dos meus sentimentos.
Mas tenho medos bobos às vezes.
Procuro estar de corpo e alma onde estou.
Mas às vezes me ausento.
Às vezes falho, às vezes erro.
Mas sempre me reconecto comigo.
Me conserto, me busco, me refaço.
Arrumo a desordem e sigo.
Esse é o verdadeiro sentido da vida.
Já pensei mais.
Hoje eu faço mais do que penso.
Há medos, teorias e pensamentos que nos travam.
Há excesso de demagogias e autoajudas falidas.
É preciso sentir o coração pulsar.
Esquecer todas essas frases prontas e teorias.
e viver aquilo que o coração pede...
Às vezes é preciso encarar.
Meter a cara...
Ajustar as velas do barco e remar.
Não sabemos se será bom, sem tentar.
Não sabemos se será certo, sem sentir.
Não sabemos nada sem realmente viver.
Privar-se de viver o que a vida nos propõe,
É o mesmo que estar vivo e não viver.
Por isso, vai e deixa acontecer!


FIM
Carol Brunel
09/03/2016


terça-feira, 8 de março de 2016

Eu acordei!


Eu acordei, acordei bem! Acordei feliz!
Eu acordei, acordei pra mim. Eu acordei para vida.
Eu acordei... Acordei assim!
Enquanto uns pensam, eu faço.
Enquanto falam, eu vivo.
Enquanto não sabem, eu vou.
Só vou. Sigo.
Trilho, canto, encanto.
Tropeço, desfaço o laço.
Laços não são eternos. Eterno nada é.
Somos passageiros do agora.
Agora eu quero. Não deixo para amanhã.
Tenho pressa. Tempo passa. Vida vai.
Eu quero é viver.
É...Como é bom saber da admiração.
É... eu descobri, importante mesmo é o coração.
É eu percebi, há gente de verdade, há gente que não.
É agora eu já sei...
Há quem acha esses "defeitos" irrelevantes.
Há quem te vê por dentro. Há quem tem talento.
Acordei! Balancei o cabelo.
Sorri. Levantei. Fui.
É...Eu quero é sentir.
É... se for agora. Ontem não mais.
Acordei!

FIM
Carol Brunel
08/03/2016


Música boa para ouvir lendo esse post >>>

https://www.youtube.com/watch?v=oTosJxSOo04&list=PLE-brMK1S5n79A8uOtgBYba4zLjg_AnDC&index=2



segunda-feira, 7 de março de 2016

TUDO PASSA SIM

Quando diziam “vai passar”. Lá no fundo eu sabia que sim. Mas teimava em acreditar que não. Por alguns dias dormi com um nó na garganta e acordava com um aperto no peito. Justo eu, que sempre fui de superar. Que sempre fui muito “para frente”. Que já tinha passado por tantas coisas nessa vida.

Tenho um bocado de histórias, muitas que eu gosto de contar detalhadamente. Talvez por que eu sempre viva intensamente o que quer que seja. Ou por que eu preste atenção as histórias das pessoas. Por que eu aprendi a estar de coração onde estou. Aprendi a me entregar para a vida, sem medo de sentir. Para alguns isso é assustador. Para alguns é loucura...  Para mim é loucura não viver, ou viver superficialmente...

E lá estava eu, presa naquele sentimento. Presa naquela situação a qual eu me submeti viver. Aceitei tanta coisa que demorei a perceber o quanto eu poderia ter evitado, porém por sentir em demasia eu fui fantoche e deboche.

Mas na vida, nem mesmo o coração mais idiota é idiota para sempre. A não ser que você seja masoquista e goste de sofrer. O que não é o meu caso. Minha vida sempre foi em frente. O passado sempre ficou no passado.

Por que eu mudo sim! Mudo até de ideia... Como diria o Raul sou “uma metamorfose ambulante”. Eu aprendo, eu cresço, eu erro, eu acerto, eu me fortaleço. Eu não vim para esse mundo para provar que sou pior ou melhor que alguém. Eu não vim para esse mundo esperando sempre fazer tudo sempre certo, ou ser isenta de defeitos. Eu vim, para evoluir. E toda evolução conta com alguns tropeços e alguns ajustes. 

...E assim, dia após dia, vi que as lembranças diminuíam. Que os pensamentos já não eram mais constantes. Que aquela falta dos primeiros dias foram diminuindo.Talvez em alguns dias virá a nostalgia, mas não serão mais saudades. Por que o tempo é mesmo curador. Tão curador quanto um novo amor.

E a felicidade bate à porta... exatamente naquele momento que você está distraído, sem esperar nada da vida. Apenas vivendo um dia de cada vez! Tenho certeza disso!!!


FIM
Carol Brunel
07/03/2016



"Talvez eu até esteja errada, mas que se dane. Se uma pessoa não tem paciência nem para conquistar minha confiança e afastar meus medos, o que eu posso esperar então? Sou quebra-cabeça de 500 mil peças, quem não tiver capacidade, tenta um jogo mais fácil. Eu supero e agradeço."

quinta-feira, 3 de março de 2016

Por um mundo com menos “mi mi mi” e mais “ha ha ha"


Inspirada por um texto que acabei de ler na internet resolvi escrever a minha própria opinião sobre a chatice generalizada que virou esse mundão.

Na boa... haja saco para tanto “moralismo” e tanta gente “politicamente correta”. Até parece que é todo mundo legalzinho, que ninguém faz merda na vida e que ninguém nunca vacila. Só tem anjo... Só que não! (me incluo no texto)

O mundo virou uma competição do “Eu sou melhor que você”. Isso é certo, aquilo é errado, eu sou mais legal, você é pior, eu sou do bem, você é do mal, eu sou bonito, você é feio, eu sou magro, você é gordo, você é chato, eu sou inteligente...

Minha religião é mais legal. Minha opinião é a certa. Meu carro é mais bonito. Você tem muitos defeitos. Eu sou perfeito. A música que eu escuto é melhor. Eu sou vegetariano e isso é certo. Eu sou carnívoro e isso é o certo. Eu sou ateu e você é um idiota por que acredita em Deus. Eu sou religioso e você é do capeta por que é ateu. Eu só como frango com batata doce, malho, tomo whey e faço dieta, você é burro que come carboidrato e tem pneu. Eu gosto dos animais, planto árvores e vivo em contato com a natureza. Você anda de carro e não tem cachorros. Você erra. Eu não erro.

Ah e também meu peido é mais cheiroso que o seu! Desculpa ai ...kkkk.... para descontrair.

Você é gay, bicha, viado. Eu sou macho, pegador, comedor. Você é tatuado e tatuagem é coisa do capeta. Você não tem tatuagem e é careta. Ser homossexual é errado. Ser cristão é errado. Ser ateu é errado. Ser heterossexual é errado. Ser bonito é errado. Ser feio é errado.

Tudo é errado. Tudo é certo. O que é errado? O que é certo? Hum... depende do ponto de vista!

E sempre sobra pra Deus... “por que Deus isso, Deus aquilo”. Daí vem um ateu e diz “Deus não existe”. Vem um cristão e diz “não fale o nome de Deus em vão”, ou “Deus vai resolver seu problema”. Fico aqui pensando que as pessoas imaginam Deus como um carinha de barba que fica sentado lá nas nuvens brincando de casinha com a gente. Como já escrevi no meu último texto... Imagina Deus lá no céu brincando de “lego”: Agora esse vai por ali, esse vai por lá, esse vai fazer isso, esse vai fazer aquilo, esse vai pensar assim, esse vai pensar assado. Para né! 

Mas o fato é que já ficou chato essa “competição” de ver quem é melhor. Cara, não seria muito mais simples cada um seguir seus ideais? Cada um viver o que lhe apetece. O que lhe faz bem. Não seria muitos mais simples a gente não ficar o tempo todo tentando provar para o mundo inteiro que nossa ideia é a melhor? Ou que estamos certos? Ou que nossas escolhas são as corretas? Que o nosso ponto de vista é o correto. Que a nossa roupa é mais bonita. Que o nosso cabelo é mais moderno. Que a gente é politicamente correto. Que a gente faz caridade. Que reza ou não reza.

Cara! Não é muito mais fácil cada um ser o que quiser ser? Viver como se sentir feliz? Parar de arrumar desculpas para tudo o tempo todo. Parar de dar ouvido demais ao que os outros pensam e viver mais aquilo que a gente sente. Não seria mais fácil cada um acreditar no que quer e pronto? E todo mundo vivendo suas vidinhas... com menos “mi mi mi” e “blá blá blá”...

Sério. Pensa ai? Você não acha que seria muito mais fácil?

No mundo de hoje não podemos nem respirar que já vem um contra-ataque de alguém julgando “fulando você está respirando errado”. “Tá respirando demais”. “Seu nariz é grande”.

Concluo meu pensamento (e vocês tem todo direito de concordar ou não) citando o que uma amiga comentou em um grupo: “O mundo está tão chato que daqui a pouco vai ser proibido sorrir para não constranger quem não tem dente”.


Por um mundo com menos “mi mi mi” e mais “ha ha ha”!!!!!!!!!!

FIM

CAROL BRUNEL
03/03/2016

Criciúma/SC




quarta-feira, 2 de março de 2016

Seja o que Deus quiser?



Antigamente eu escutava essa afirmação e pensava: “é isso aí, seja o que Deus quiser”. Às vezes a gente fala isso até meio sem pensar no que está falando. 

Até que um dia eu refleti a respeito e comecei a entender que não é Deus que escolhe nosso destino. Não é Deus que faz as escolhas por nós. Somos nós que escolhemos por onde queremos ir.  

Deus nos dá oportunidades, nos dá caminhos, nos dá sentido, mas as escolhas são nossas! É a gente que escolhe por qual caminho vai andar. É a gente que decide se quer ir por ali, ou por lá. Somos nós os donos do nosso destino. Somos nós que sabemos se queremos aquilo ou isso. Somos nós que escolhemos ser "bons ou maus". 

Por isso as consequências são sempre nossas!

Só que a gente, ser humano, tem que sempre que tirar o fardo das costas. E então para a vida ficar mais leve depositamos o fardo em Deus dizendo “foi Deus que quis assim”. Não! Não foi não! Foi você que quis assim. Você que escolheu. Você que decidiu. Deus apenas te deu chances... Deus até pode te dar um sacode para você "acordar", mas ele jamais vai viver por você. 

Quando falo “você”. Eu falo de todos nós! De qualquer um que estiver lendo esse “post”, seja aqui no blog (www.carolbrunel.blogspot.com) ou seja no facebook (eu penso).

Imaginem só, Deus lá no céu brincando de “lego”: Agora esse vai por ali, esse vai por lá, esse vai fazer isso, esse vai fazer aquilo, esse vai pensar assim, esse vai pensar assado. Para né! É o cumulo do nosso egoísmo achar que Deus faria isso. Que ele passa o dia "brincando" com a vida das pessoas...

Se fosse como “Deus quer”. O mundo não estaria como está. Podem apostar que muita coisa seria diferente...

O que não dá é para ficar fugindo da realidade e da responsabilidade das nossas escolhas, ou viver sempre esperando pelo amanhã e usando a desculpa do “Deus sabe o que faz”. Amadurecer é também passar a ser responsável pelas decisões que tomamos. Aliás decidir é essencial... 
Amadurecer é também entender que o amanhã é incerto. Que não podemos passar nossas vidas usando a desculpa do “não sabemos o dia de amanhã”.

Digo isso por dois motivos:
1. A vida é agora!
2. Amanhã pode ser tarde demais!

Ou seja, esse negócio de “talvez” de “lá na frente” e “blá blá blá”. É papo furado! 

Meu amigo, lá na frente tudo já mudou, as vontades mudam, as coisas mudam. Passado é passado! Passado já foi e não vai voltar a ser. Por que se passado fosse futuro, não se chamaria passado, se chamaria presente.  

Portanto, sem essa de "seja o que Deus quiser...  ou Deus sabe o que faz".

E sim: SEJA O QUE A GENTE QUISER! A GENTE SABE O QUE FAZ!

E que a gente saiba, sobretudo, arcar as responsabilidades das nossas escolhas, sem ficar colocando o fardo no destino, ou em Deus. O fardo é nosso! As escolhas são nossas e somos nós os responsáveis. 

Portanto: cada um carregue seu fardo!

FIM
Carol Brunel
02/03/2016



terça-feira, 1 de março de 2016

Música!

"Já chorei demais, agora quero renascer
(..) das vezes que errei, só eu mesmo sei o que sofri,
só mesmo eu posso mudar e prosseguir...
(...) só me interessam as opiniões de quem gosta de mim"  -- NATIRUTS



Música!

Música para alma, música para a vida, música para os dias.
Música para a felicidade,
música para os dias tristes,
Para um dia frio e "um bom lugar pra ler um livro",
Para um dia de verão e praia.
Música para coração partido,
e para coração apaixonado,
Música para os nossos sonhos,
e para os pesadelos também.
Música para a solidão, para a tristeza, para as lágrimas.
Música para renascer, reviver, reinventar.
Música para os medos.
Música para cantar.
Música para boas companhias, para noites estreladas,
luar, fogueira e violão.
Música para inspirar, despertar, ensinar.
Música para dormir, para pensar, para acordar.
Música para dar vida, vida para dar música...
MÚSICA PARA O AMOR!

Carol Brunel
01/03/2016
Criciúma/SC