sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sobre fazer uma relação dar certo...

Hoje eu resolvi escrever sobre um tema que eu não lembro de já ter escrito antes.
Não é poesia, nem reflexão. É apenas meu ponto de vista baseado em observações, o que dá a vocês, leitores desse texto, todo direito de discordar ou concordar.

E o tema do meu texto de hoje é "sobre fazer uma relação dar certo"...

...às vezes, me pego pensando no que faz com que alguns casais tenham relações duradouras e outros não. E é claro que são inúmeros fatores. Tem que ter sentimento e tudo mais. E tem casais que aprendem a se amar com o tempo, tem outros que já sentem aquela "coisa" no começo, como se tivessem encontrado sua alma gêmea. Cada um tem sua história.

Mas na minha opinião esse não é o "X" da questão.

Observando alguns casais que conheço que estão juntos há anos... Penso que seus relacionamentos não são contos de fadas cheios de magia. Imagino que esses casais tenham suas brigas, seus problemas, seus dias de estresse, suas diferenças... etc. Imagino que às vezes até rola um "abuso" da cara do outro, mas que esse abuso passa quando você se imagina sem aquela pessoa na sua vida. Imagino (e sei por experiência própria) que às vezes não é fácil lidar com dificuldades cotidianas, entre outras coisas.

Mas acredito que além do amor existem alguns ingredientes "importantes" que fazem com que essas relações durem tanto tempo:

- Tolerância
- Paciência
- Companheirismo
- Admiração

Tolerância, por que muitas vezes você vai ter que "tolerar" os defeitos do outro, aprender a lidar com manias, engolir o seu orgulho e dizer "ok, me desculpe", até engolir as palavras de vez em quando.

Paciência, para lidar com as diferenças, com os problemas, com as brigas bobas que todo casal tem, com o estresse do dia a dia, com a falta de grana.. e por ai vai...

Companheirismo... E esse eu considero um ingrediente e tanto. Afinal como amar alguém sem parceria? Saber dividir um lugar no sofá na hora do filme. Dividir uma janta num lugar legal. Dividir uma conversa bacana. Aliás, casais que sabem conversar e ouvir um ao outro, com certeza já estão na frente. Tem que gostar de estar junto, de fazer coisas junto, gostar da companhia do outro. E é claro que todo mundo precisa dos seus momentos, seus espaços, seus amigos. Mas casais que sabem apreciar a companhia um do outro... duram mais! Não acham?!

Saca?!?! To falando de parceria. De se sentir feliz estando no meio de um monte de amigos fazendo festa, mas também de se sentir feliz tomando um café a dois, ou jantando, ou até fazendo as tarefas domésticas juntos, ou deitados assistindo TV... sei lá!

E por último admiração!

Admirar....

Admirar as qualidades da outra pessoa ao ponto que seus defeitos se tornem "cabíveis".  Dizem que o amor surge quando aprendemos a admirar o outro,  e que amor sem admiração é amizade. Por que é exatamente a admiração que faz a gente se "encantar" pelo outro. Que faz os olhos brilharem. Que faz com que toda vez que a gente pense em "desistir" a gente se lembre dos motivos que nos fizeram ficar.

Penso que o encanto do amor acaba quando acaba a admiração. Quando a gente não consegue mais ver no outro aquilo tudo que fez a gente se encantar. E muitas vezes nós somos culpados disso. Por que somos relapsos e deixamos de fazer aquelas coisas bobas que fazíamos no começo da relação. Muitas vezes deixamos a rotina tomar conta... Deixamos a preguiça, a falta de companheirismo, a falta de paciência e a intolerância tomarem conta.

Não é um ou outro. São os dois. E se são os dois, é preciso que ambos se esforcem, se admirem, sejam parceiros. É preciso que ambos aprendam a ouvir, tolerar e respeitar.

É aquele casal que topa subir a montanha juntos, ou sentar na beira da praia e ver o mar. É aquele casal que sai com os amigos e se diverte, mas também se diverte tomando sorvete em casa. É aquele casal que aprecia uma boa janta a dois, mas que também aprecia os momentos individuais de cada um. É aquele casal que briga, mas depois faz as pazes por que sabe que ficar bravo muito tempo não vai levar a lugar nenhum.

É aquele casal que ainda consegue olhar o outro, sorrir e pensar "é essa pessoa que eu quero na minha vida por todos os dias que virão"... apesar de tudo, apesar das diferenças, das dificuldades...

Sobre as relações que duram... hoje o meu texto vai ficar sem o "FIM"...


Carol Brunel
27/11/2015







quarta-feira, 25 de novembro de 2015

HOJE UM PENSAMENTO! Por: Carol Brunel

Como cantava meu ídolo Renato: "Tenho andado Distraído... Impaciente!"
Não! Indecisa não, por incrível que pareça tenho vivido uma das fases mais "decididas" da minha vida. Bem resolvida e sabendo muito bem o que quero para mim e meu futuro (embora as coisas não tenham saído como o esperado).

Mas ando sem paciência, especialmente para algumas situações e com algumas pessoas, suas teorias, achismos e excessos de "esperteza"!

 Li uma frase por ai que dizia "Não há nada mais inferior do que gente que se acha superior".

E é fato! Por que gente que se gaba de bonzão não passa de um chato que ninguém suporta. É sério! Quem é que consegue ter saco para gente que vive contando vantagem e discute com todo mundo?

Aliás, palavras não servem para nada se o sujeito não tiver atitude!
E nesse mundo que vivemos tá faltando atitude e sobrando conversa fiada. blá blá bláaaaas...Tá sobrando teoria e faltando prática. Tá faltando modéstia e sobrando prepotência. Tá sobrando individualismo e faltando amor.

Dai as pessoas ficam "pregando" coisas que não praticam, mas esperam que os outros pratiquem! Como assim? O ser humano é mesmo bastante contraditório! Pregador de moral e bons costumes que eles mesmos não tem.

Sério! Ando sem paciência de ver tanta coisa errada acontecendo. De ver tanta gente vendendo uma falsa aparência de "pessoa legal". De ver gente dizendo que é do "bem", mas agindo como pessoa do mal.

Por que é fácil "vender" uma boa imagem de si. Quero ver é fazer o bem na prática. E não estou falando de doar um quilo de alimento no natal, ou ajudar um amigo com conselhos quando ele quebra a cara, nem de dar lugar para um velhinho no ônibus. Isso é moleza!

Tô falando de ser gentil com as pessoas de um modo geral, de tratar bem qualquer ser, de se colocar no lugar do próximo, de pedir perdão, de perdoar, de ser honesto, de ouvir as pessoas. Coisa, aliás, que a gente não faz mais. Não paramos para ouvir ninguém, vivemos nos ritmos malucos das nossas vidas e não temos tempo nem para prestar atenção nas pessoas.Ah... mas queremos ser ouvidos, E queremos ser abraçados, mas não queremos abraçar, e queremos respeito, mas não respeitamos... E por ai vai uma lista de comparativos que poderia encher várias linhas.

Assim como poderia citar uma lista de "boas práticas" que a gente espera que o outro faça, mas a gente não faz. É mais fácil esperar pelo outro né?

Por isso que eu acho as crianças melhores. Elas sabem ouvir e sabem que muitas vezes a gente só precisa de um pouco de carinho e um abraço... De um olhar sincero, um sorriso e uma brincadeira.

É! Acho que adultos estragam tudo. Estragam a vida e o amor!!!

Sei lá!

Tô quase torcendo para um asteroide colidir com a terra e acabar com essa palhaçada.
Por que às vezes eu acho que só começando tudo de novo para quem sabe as coisas entrarem nos eixos... ou saírem de vez... kkkkkkk


Talvez...

FIM

Carol Brunel
25/11/2015
18:32h

Criciúma/SC





quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dúvidas e Certezas!

...às vezes fico pensando...

Se em meio a tanta turbulência, não seria melhor ter desistido. Não seria melhor ter simplesmente “deixado para lá? ”. Fico pensando por que eu insisti tanto e nas oportunidades que deixei passar por esperar...

Valeu a pena esperar? Valeu a pena sofrer? Valeu a pena tamanha dedicação, doação, entrega...? Será que essa luta que travei comigo mesma vai me trazer coisas boas lá na frente?  Será que valeu a pena deixar de lado minhas convicções e princípios? Será que valeu a pena insistir, mesmo sabendo que eu podia seguir em frente... como eu faria antigamente!

Eu me contrariei. Contrariei meus desejos e contrariei a todas as pessoas que me olhavam e diziam "desiste disso e vai ser feliz".

E ainda estou aqui, sem saber ao certo até que ponto vale a pena meu esforço. Sem saber ao certo se é “sim ou não”.

Passam milhões de dúvidas na minha cabeça. E poucas certezas...
O que sente? O que quer? Quais são os planos? Existem planos?

Entre dúvidas e algumas certezas, ainda assim eu continuo aqui. Insistindo. Até quando eu não sei. Mas uma coisa é certa. Uma hora eu posso cansar... Alguém pode aparecer e trazer todas as certezas que eu busco e quero.

E... 

FIM

Carol Brunel

19/11/2015

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Quem somos?

...
Para onde vamos? De onde viemos?
Ouço vozes...
Vozes ociosas de pessoas vazias.
Corações frios, emoções flageladas.
Ouço canções...
Canções que tocam a alma.
É que o mundo anda cheio de vaidade...
De soberba, de desamor, de maldade.
Tem hipocrisia. Não tem verdade.
Tem tristeza. Tem desigualdade.
O que nos tornamos?
O que seremos?
O que esperamos?
Ouço silêncio...
Silêncio que vem de dentro.
Falo muito e ainda guardo tanto.
Tem metáfora. Tem veracidade.
Tem devaneio. Tem coragem.
Tem caminho. Tem liberdade.
Ouço o mundo...
E sua pressa em ser.
Ser o que? Fazer o que?
É tanto querer que se perde...
Se perde em nossa loucura de viver.
E assim a vida vai...Se esvaindo...
Morrendo aos poucos na velocidade.
Velocidade com que abandonamos o amor.
É descartável. É chato. É prisão.
É triste: Já não ouvimos mais o coração.

FIM

Carol Brunel - Criciúma/SC
13/11/2015
16:16