segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A HIPOCRISIA DISFARÇADA DE BONDADE


Muitas vezes na vida eu pisei na bola e nesses momentos quando eu sabia que estava errando eu buscava desculpas esfarrapadas para “justificar” meus erros, mas no fundo no fundo eu sabia que não adiantava. Que os erros que eu cometi eram injustificáveis. Que falar coisas bonitas não adiantava de nada se eu não fizesse coisas bonitas... que teorias sem práticas são como vasos sem flores. Que falar do bem e não fazer o bem é em vão.
E só então eu parei de tentar me esconder atrás de uma aparência que naquele momento não condizia com a minha realidade. Sem o tal do “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”...
Apenas FAÇA apenas o BEM!
Retirei-me muitas vezes e passei um tempo analisando tudo que havia acontecido. Assim pude assumir minhas posturas, minhas responsabilidades e entender meus erros.
E só então pude aprender verdadeiramente sobre ser justo e bondoso. Sobre ser melhor...
Sempre fui de observar muito as atitudes das pessoas... E para mim não existe nada pior do que hipocrisia disfarçada de bondade. E eu tenho visto a hipocrisia disfarçada de bondade camuflada em rostinhos bonitos, sorrisos e abraços...  Gente que sorri para você e na primeira oportunidade te puxa o tapete. Infelizmente ainda existem pessoas assim.
É mais fácil julgar a atitude do outro, apontar o dedo, dizer que as pessoas estão erradas. É mais fácil dizer que fulano (a) não tem caráter, é do mal, faz coisas ruins... Mas nós? Onde estamos nisso tudo? O que temos de feito de bom? Quais são nossas atitudes?
Se uma pessoa é do mal, se faz coisas ruins, deixa ela. A vida um dia ensina, mesmo que leve tempo. Não se preocupe em querer corrigir as coisas por ela. Muitas vezes precisamos passar por situações difíceis para evoluir.
Será que vale a pena combater maldade com maldade? A agressão com agressão? O ódio com vingança?
Uma vez eu li em algum livro espirita que “quando você revida você se iguala ao ofensor”. Ou seja, você perde toda a razão que acha que tem, perde a moral e muitas vezes age de má fé.
Talvez esteja na hora de acabar com hipocrisia impregnada. Parar de ficar crucificando e criticando as atitudes dos outros. Parar de se fazer de vítima das situações. Ninguém é coitado. Todo mundo é bem consciente do que faz, dos erros que comete e das consequências que se paga por casa erro.
Portanto, assumir a responsabilidade dos fatos é melhor do que se fingir de bom moço ou boa moça e ficar pregando moral.
E só então a gente pode se tornar melhor, melhor de dentro para fora. Melhor nas atitudes e não apenas nas palavras! Evoluir significa aprender com os erros, ser mais coerente, mais paciente e principalmente ter mais amor e carinho no coração... 

o resto é inversão de valores!


FIM!!

CAROL BRUNEL
24/08/2015