sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Reflexão!

Que na vida tantas coisas são efêmeras a gente sabe. Mas é triste perceber como as pessoas também tem sido efêmeras... Volúveis! Talvez um resultado do “mundo moderno”, e das facilidades que a contemporaneidade nos trouxe. Um mundo de vínculos afetivos inconsistentes e cada vez mais “descartáveis”.  De pessoas cada vez mais individualistas e solitárias. Presas em seu universo com seu orgulho. 

Tolerância, companheirismo, generosidade e diálogo estão escassos. Parte-se da ideia que as pessoas já entram em relações afetivas como se tivessem um tempo certo para começar e para terminar. Como se tudo fosse descartável. Simples assim! Como um copo plástico que a gente bebe água e depois joga fora. As pessoas estão vazias... E como diria Ana Carolina “Pessoas vazias são corpos sem alma, não têm essência que desperte interesse, não têm sentimentos que tiram o fôlego. - Meras embalagens”. 

E embalagens bonitas a gente vê aos montes por ai... Não é?!  

Mas o que mais intriga é saber que no fundo grande parte das pessoas deseja criar raízes.  Grande parte das pessoas sente vontade de viver o amor. De compartilhar bons momentos. 

Só que já não temos mais paciência e desaprendemos a lidar com pessoas. Sabemos lidar melhor com máquinas do que com gente. Damos mais importância à bateria do celular que está acabando do que ao sentimento do outro. Já não olhamos nos olhos por que estamos aprisionados as virtualidades. Numa mesa de bar as pessoas não conversam mais entre si. Ficamos mais preocupados em postar a foto do momento (e me incluo nisso) do que em bater um papo descontraído e legal com as pessoas. Muitas vezes soando como falta de educação.

Não sabemos mais nos colocar no lugar do outro. Somos nós com nosso egoísmo e os outros que se “danem”. Somos nós publicando “generosidade e bondade” e talvez poucos de nós seguindo o que a gente anda postando. 

Então volto a bater na mesma tecla e pergunto: Será que estamos sendo honestos de verdade? Com os outros e com a gente mesmo! Quem sabe seja o momento da gente se reciclar e analisar quem realmente somos, quem realmente queremos ser e principalmente decidir o que verdadeiramente queremos para nossas vidas. 

Essa é a dica!

FIM

Caroline Brunel Matias
21/11/2014
15:40h
Criciúma/SC  

 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

É FIM DO ANO OUTRA VEZ

Mais um ano passou voando. E eu sei que ainda não acabou. Mas o natal praticamente já bate a nossa porta... E de repente me peguei pensando em como a vida passa depressa quando nos tornamos adultos. Ah se eu soubesse disso quando era criança e não tinha responsabilidades. Quando amar não machucava e quando minha única obrigação era ir à escola. Pois é! Agora a “brincadeira acabou”; a adolescência já passou e é hora de se posicionar, sem perder o humor e o riso. Por que não dá para passar a vida achando que o mundo é um parque de diversões. Embora divertir-se seja necessário! E no fundo todo “passarinho” uma hora cansa de voar "sozinho"...

Mais um ano chegando ao fim e eu me pergunto o que fizemos realmente de bom? Será que nos permitimos o suficiente? Será que nos esforçamos mesmo para dar nosso melhor? Será que realmente vivemos nossos dias como deveríamos? Ou será que apenas sobrevivemos? E se apenas adicionamos dias a nossa vida e não vida aos nossos dias?... Será que fomos automáticos ao invés de autênticos? Lembro-me então daquela canção do Titãs que diz: “devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer... devia ter arriscado mais e até errado mais, ter feito o que queria fazer... Devia ter me importado menos com problemas pequenos, ter morrido de amor”. 

Pois é! Tantos de nós estão ai... Apenas passando pela vida, ou deixando-a passar. Colocando a culpa das suas escolhas nos outros ou em Deus... Mas Deus não escolhe por ninguém. Quem muda as coisas somos nós. Somos nós que escolhemos certos caminhos. A fé é um suporte para o nosso bem-estar e não um castigo. Tantos de nós estão ai, perdendo oportunidades por sempre “ponderar” tudo. E como diria Shakespeare “as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu”... Portanto não perca! Que viver não é fácil, todos sabemos. Mas que a gente dificulta ainda mais, isso é fato!

É meus amigos... mais um ano terminando e eu pergunto: será que estamos fazendo valer a pena cada segundo? Termino esse pensamento com um trecho de uma música que diz assim: “Se você deixou de acreditar. Se a vida só faz piorar. Pegue a estrada e desligue o celular. Veja o pôr do sol, em frente ao mar. Problemas na vida todo mundo tem. Você não é pior nem melhor que ninguém. Se quiser amar aprenda a se doar. Faça que os erros te façam crescer. Na dúvida escolha o melhor para você. Dê mais importância a quem lhe quer bem. E a vida há de ser bem melhor, pode crer. Ame mais, sem porem e nem por que. Que a vida passa depressa. Não perca tempo. Cante a vida na beleza da imperfeição. Dance a vida, feche os olhos, tire os pés do chão. Que o melhor nessa vida é viver de coração”

FIM!
CAROL BRUNEL
06/11/2014
CRICIÚMA-SC

terça-feira, 4 de novembro de 2014

DESCOMPLIQUE!

DESCOMPLIQUE!!!

Por: Carol Brunel


A vida já é tão cheia de dificuldades.
E muitas vezes a gente insiste em amargurar ainda mais...
Com pensamentos ruins, com preconceitos, com ódio e rancor. 
Ás vezes a gente insiste em complicar o que é simples.
O mundo está complicado? Mas vamos aprender a viver nele.
Você já parou para pensar no quanto complica a sua vida?
Para que serve tanto rancor? Tanta raiva? Tanto desamor?
De que adianta ficar sofrendo a toa?! Para que tantas “pré-ocupações”?
A gente já deveria ter se acostumado...
A vida é um vai e vem de emoções.
Então se deixe levar apenas pelos bons sentimentos.
Permita-se! Sinta a vida! Sinta a energia! Sinta amor!
Para que levar tudo tão a sério? Por que tantas perguntas?
Para que levar problemas do trabalho para casa?
Tem gente que tem medo de deixar a sua criança interior falar mais alto.
Só para ter o prazer de rir a toa de vez em quando.
De se tornar mais leve... Leve de alma e de coração.
Tem gente que tem medo de se entregar...
Não! Não tenha medo de se sentir bobo...
Não tenha medo de ser quem você é...  
Não tenha medo do amor! 
Viva o agora!
A vida já é tão chata às vezes...  
Não precisamos ser chatos também...
Menos regras e mais emoção.
Menos mi mi mi e mais coração. 

Simplifique!

Descomplique! E seja feliz!

FIM!

Carol Brunel
Criciúma/SC
Data do texto: 18/05/2012